Aula sobre Volume De Esferas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O volume de uma esfera é um conceito matemático importante que pode ser encontrado em muitas situações cotidianas, como na fabricação de bolas de gude, na criação de esferas de metal para máquinas industriais, na confecção de bolas de tênis e até mesmo na decoração de Natal. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender e calcular o volume de esferas usando a metodologia ativa Design Sprint. Eles criarão um template de design sprint, com 5 etapas, para resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de esferas, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando o conceito de volume de esferas, mostrando sua fórmula e como ela é derivada. Em seguida, faça uma demonstração prática com uma esfera e uma jarra com água, explicando como o volume da esfera pode ser calculado. Os alunos devem fazer anotações e podem tirar dúvidas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem ser divididos em grupos e terão que criar um esboço de um problema que envolva o cálculo do volume de uma esfera. Eles devem pensar em situações cotidianas em que esse cálculo possa ser aplicado, como a fabricação de bolas de gude ou a criação de esferas de metal para máquinas industriais. Oriente-os e ajude-os a desenvolver ideias.Etapa 3 - Decidir
Os grupos devem apresentar seus esboços e a turma deve votar no problema mais interessante e desafiador. Em seguida, os alunos devem escolher a melhor forma de resolver o problema, levando em consideração a fórmula do volume de esferas e outros conceitos matemáticos relevantes.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um protótipo da solução para o problema escolhido. Eles podem usar materiais como papel, canetas, lápis, régua e calculadora para fazer cálculos e desenhos. Circule pela sala e ajude os grupos a desenvolver suas ideias.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma. Faça perguntas para verificar se eles entenderam o conceito de volume de esferas e se aplicaram corretamente a fórmula. Os alunos também podem fazer perguntas e dar sugestões para melhorar as soluções apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de esferas, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas matemáticos.
- Apresentar a metodologia ativa Design Sprint como uma forma de engajar os alunos no aprendizado de Matemática.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em entender o conceito de volume de esferas e aplicar corretamente a fórmula.
- Criatividade e originalidade na elaboração de problemas que envolvam medidas de volumes de esferas.
- Colaboração e participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de volume de esferas e explicar como a fórmula é derivada.
- Orientar e ajudar os alunos na criação de esboços e protótipos de soluções para os problemas propostos.
- Fazer perguntas e dar feedbacks para verificar se os alunos estão entendendo o conceito de volume de esferas e aplicando corretamente a fórmula.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Apresentar a metodologia ativa Design Sprint como uma forma de engajar os alunos no aprendizado de Matemática.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do Design Sprint.
- Colaborar com os colegas na criação de esboços e protótipos de soluções para os problemas propostos.
- Fazer perguntas e dar sugestões para melhorar as soluções apresentadas pelos colegas.
- Demonstrar entendimento do conceito de volume de esferas e aplicar corretamente a fórmula.
- Ser criativo e original na elaboração de problemas que envolvam medidas de volumes de esferas.