Aula sobre Volume De Esferas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O volume de esferas é um tema importante na Matemática e tem diversas aplicações na vida cotidiana, como na fabricação de bolas, esferas de Natal, entre outros objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de esferas e aplicar esse conhecimento em situações práticas.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do cálculo do volume de esferas. Em seguida, dividida a turma em grupos e explique a metodologia da gamificação.Etapa 2 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro utilizando materiais disponibilizados pelo professor. O jogo pode ser escolhido pelo aluno, a partir de ideias com o tema de volume.Etapa 3 - Definição das regras
Os alunos irão definir as regras do jogo, incluindo as perguntas e ações que serão utilizadas.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos irão desenvolver o jogo, criando as perguntas e ações que serão utilizadas.Etapa 5 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo entre si, para verificar se as regras estão claras e se o jogo está funcionando corretamente.Etapa 6 - Aplicação do conhecimento
Os alunos irão jogar o jogo e aplicar o conhecimento sobre o cálculo do volume de esferas em situações práticas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos, levando em consideração as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de esferas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Aplicar o conhecimento em situações práticas.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Desempenho dos alunos durante o jogo.
- Habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento em situações práticas.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia da gamificação.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Definir as regras do jogo.
- Aplicar o conhecimento em situações práticas durante o jogo.