Aula sobre Volume De Esferas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O volume de esferas é um tema importante na Matemática e tem diversas aplicações na vida cotidiana, como na fabricação de bolas, esferas de Natal, entre outros objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de esferas.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Pré-aula
Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre o cálculo do volume de esferas, com exemplos práticos e exercícios para serem resolvidos em casa. O [material](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5P6FduGbjTGLAVA30pKUJ1?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544575783&usg=AOvVaw0yG3g9iJsdTySszt90Ct5u) [da aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5P6FduGbjTGLAVA30pKUJ1?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544576449&usg=AOvVaw1sy7VpU1eu3JK0TalqJL7C) pode ser usado para essa pré-aula.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Na sala de aula, os alunos deverão construir um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Divida a turma em grupos, deixando os grupos responsáveis por sub-ideias para responderem.Exemplo: Ideia central será “volume de esferas”, sub-deias “o que é volume” e o 2º nível a explicação do que é volume.
Etapa 3 - Discussão em Grupo
Os alunos deverão discutir em grupo as ideias apresentadas no mapa conceitual, trocando informações e esclarecendo dúvidas. Essa discussão pode ser feita em roda para incentivar que todos participem.Etapa 4 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de cálculo de volume de esferas, utilizando objetos como bolas de gude, bolas de tênis, entre outros.Etapa 5 - Resolução de Exercícios
Construa uma lista de exercícios e peça para que os alunos resolvam esses exercícios sobre o tema. Essa resolução pode ser individual ou em grupo.Etapa 6 - Apresentação dos Resultados
Os alunos deverão apresentar os resultados dos exercícios resolvidos em sala de aula, explicando o processo de cálculo utilizado. Pergunte para os alunos quem pode participar trazendo as resoluções em lousa.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos, como a capacidade de resolver problemas que envolvam medidas de volumes de esferas, a compreensão dos conceitos apresentados e a participação nas atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de esferas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas que envolvam medidas de volumes de esferas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Participação nas atividades propostas.
Ações do professor
- Enviar um vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
- Apresentar exemplos práticos de cálculo de volume de esferas.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Discutir em grupo as ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Resolver exercícios sobre o tema e apresentar os resultados em sala de aula.