Aula sobre Volume De Piramides

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que o volume de pirâmides é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de prédios, na fabricação de embalagens, na produção de objetos de decoração, entre outros. Fale para os estudantes que, nesta aula, eles irão aprender a calcular o volume de pirâmides e a aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a importância do cálculo do volume de pirâmides. Mostre exemplos de pirâmides presentes no cotidiano dos alunos, como embalagens de alimentos, objetos de decoração e prédios.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos das pessoas que utilizam pirâmides em seu cotidiano. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar o volume de pirâmides.

  3. Etapa 3 - Cálculo do volume de pirâmides

    Ensine os alunos a calcular o volume de pirâmides e apresentar exemplos práticos. Após a explicação, os alunos irão realizar exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas apresentados na etapa anterior. Serão debatidas as diferentes formas de calcular o volume de pirâmides e as possíveis aplicações desse conhecimento.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo e as soluções encontradas para os problemas apresentados. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância do cálculo do volume de pirâmides no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Aplicar a metodologia ativa _Design Thinking_ para desenvolver o pensamento crítico e a empatia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo do volume de pirâmides.
  • Ensinar os alunos a calcular o volume de pirâmides e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos das pessoas que utilizam pirâmides em seu cotidiano.
  • Aplicar o conhecimento adquirido na etapa anterior para calcular o volume de pirâmides presentes em embalagens de alimentos e objetos de decoração.
  • Discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas apresentados.