Aula sobre Volume De Piramides

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula explicando o tema para os alunos. Cite que o volume de pirâmides é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de prédios, na fabricação de embalagens, na produção de objetos de decoração, entre outros. É importante que os alunos compreendam como calcular o volume de uma pirâmide, pois isso pode ser útil em diversas situações da vida.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobrevolume de pirâmides e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente aos alunos um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. O objetivo é incentivar os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula. ‘Check-in’ significa como os alunos chegam e ‘Check-out’ como os alunos saem.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregue uma lista de problemas envolvendovolume de pirâmides. Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver os problemas e registrar suas respostas no caderno. O objetivo é incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos problemas, promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos. Eles podem escrever os resultados em lousa para que todos tenham acesso antes da discussão. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que o cálculo de volume de pirâmides é utilizado, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros. Os alunos devem registrar esses exemplos no caderno. Converse com os alunos para explorar sobre como o tema é aplicado nessas situações.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um ‘check-out’, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobrevolume de pirâmides e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos devolume de pirâmides, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o ‘check out’ trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de exemplos práticos de situações cotidianas em que o cálculo do volume de pirâmides é utilizado.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a resolução dos exercícios em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Qualidade dos exemplos práticos apresentados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a resolução dos exercícios em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo do volume de pirâmides.
  • Explicar a fórmula para o cálculo do volume de pirâmides e apresentar exemplos práticos de como aplicá-la.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de exemplos práticos de situações cotidianas em que o cálculo do volume de pirâmides é utilizado.

Ações do aluno

  • Criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.
  • Resolver exercícios em grupo, utilizando a fórmula para o cálculo do volume de pirâmides.
  • Pesquisar exemplos de situações cotidianas em que o cálculo do volume de pirâmides é utilizado e apresentar na próxima aula.