Aula sobre Volume De Piramides

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula contextualizando o tema para os alunos. Cite que, o volume de pirâmides é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de prédios, na fabricação de embalagens, na produção de objetos de decoração, entre outros. É importante que os estudantes compreendam como calcular o volume de pirâmides para poderem aplicar esse conhecimento em situações reais.es.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Volume de pirâmides" e explique a importância desse conhecimento para a vida cotidiana. Mostre exemplos práticos de situações em que o cálculo do volume de pirâmides é necessário e peça para que os alunos tragam mais exemplos do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado ao volume de pirâmides para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Serão apresentadas perguntas para ajudar na identificação do problema, como "Qual é a importância desse tema para a sociedade?" e "Quais são as dificuldades encontradas pelas pessoas ao lidar com esse tema?".

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Serão apresentadas orientações para a realização das entrevistas e pesquisas. As pesquisas podem ser feitas durante o tempo da aula e no intervalo de uma aula e outra.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado. Serão apresentadas perguntas para ajudar na análise, como "O que causa esse problema?" e "É possível evitar? Como?".

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Serão apresentadas orientações para a realização da comparação. Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos deverão elaborar soluções para o problema identificado. Apresente orientações para a elaboração das soluções.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os grupos deverão criar um infográfico que apresente as informações coletadas durante o estudo de caso. O infográfico deverá conter lacunas a serem preenchidas pelos estudantes, que deverão ser distribuídos na comunidade. Peça para que os grupos tragam o _template_ na próxima aula para apresentação e avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e elaboração de soluções.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de dados.
  • Desenvolver habilidades de análise e comparação de dados.
  • Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e disseminação de informações.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado ao tema escolhido.
  • Coleta de dados relevantes e precisos.
  • Análise do contexto coerente e fundamentada em dados.
  • Comparação de dados de forma clara e objetiva.
  • Elaboração de soluções criativas e viáveis.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do conhecimento sobre o volume de pirâmides.
  • Orientar os grupos na identificação do problema, na coleta de dados, na análise do contexto, na comparação de dados e na elaboração de soluções.
  • Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
  • Avaliar o desempenho dos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Disseminar os infográficos produzidos pelos grupos na comunidade.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao volume de pirâmides para trabalhar em grupo.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e comparar os dados coletados com dados oficiais.
  • Produzir um infográfico que apresente as informações coletadas durante o estudo de caso.