Aula sobre Volume De Piramides

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula contextualizando sobre o tema com os alunos. Cite que o volume de pirâmides é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de prédios, na fabricação de embalagens, na produção de objetos de decoração, entre outros. É importante que os estudantes compreendam como calcular o volume de uma pirâmide, pois isso pode ser útil em diversas situações da vida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como será a metodologia utilizada na aula. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e mostre as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, buscando informações em livros, sites e outras fontes confiáveis. Auxilie os alunos na pesquisa e esclareça eventuais dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo de tabuleiro, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados, pinos e _cards_ de perguntas e ações. Oriente os alunos na criação do jogo e avalie o processo de criação.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos colegas, jogando e avaliando a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e ações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir com os colegas do grupo inicial para discutir as dificuldades encontradas na criação do jogo e as estratégias utilizadas para superá-las. Medie a discussão e estimule a reflexão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma, explicando as regras e as estratégias utilizadas. Avalie a qualidade do jogo e a compreensão dos alunos sobre o tema. Incentive a participação de todos agora.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os pontos principais e reforçando a importância do tema para a vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre o tema e suas aplicações no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do jogo de tabuleiro criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema e seus subtópicos.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão dos alunos.
  • Avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Criar o jogo de tabuleiro em grupo.
  • Testar e avaliar o jogo criado pelos colegas.