Aula sobre Volume De Piramides

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o volume de pirâmides é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de prédios, na fabricação de embalagens, na produção de alimentos, entre outros. É importante que os alunos compreendam como calcular o volume de pirâmides para poderem aplicar esse conhecimento em situações reais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância no cotidiano. Em seguida, faça uma revisão sobre o conceito de pirâmide e suas características.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo do volume de pirâmides

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada estudante escolha seu grupo. Nesta estação, os alunos utilizarão a fórmula do volume de pirâmides para calcular o volume de diferentes pirâmides. Disponibilize modelos de pirâmides para que os alunos possam realizar os cálculos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Aplicação do volume de pirâmides

    Nesta estação, os alunos serão desafiados a aplicar o conhecimento adquirido na estação anterior em situações cotidianas. Apresente diferentes exemplos de embalagens, caixas, entre outros objetos que possuem formato de pirâmide e os alunos deverão calcular o volume.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Construção de pirâmides

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de construir pirâmides utilizando materiais como papel, palitos de churrasco, entre outros. Disponibilize os materiais para essa estação e osmodelos de pirâmides para que os alunos possam construir a figura.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem utilizando volume de pirâmides.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Estimular a aplicação do conhecimento em situações cotidianas.
  • Promover a construção do conhecimento por meio da experimentação e da discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
  • Habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento em situações cotidianas.
  • Participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Colaboração dos alunos na discussão em grupo.
  • Criatividade dos alunos na construção de pirâmides.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância no cotidiano.
  • Disponibilizar modelos de pirâmides para as atividades.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Reforçar a importância do cálculo do volume de pirâmides.

Ações do aluno

  • Realizar os cálculos do volume de pirâmides.
  • Aplicar o conhecimento em situações cotidianas.
  • Construir pirâmides utilizando materiais diversos.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Compartilhar suas descobertas e colaborar com os colegas.