Aula sobre Volume De Piramides
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula falando para os alunos que o volume de pirâmides é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de prédios, na fabricação de embalagens, na produção de objetos de decoração, entre outros. Mostre a eles que, nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de pirâmides e a relacionar esse conceito com situações reais.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de volume de pirâmides disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.Etapa 2 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 3 - Exposição do conteúdo
Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de volume de pirâmides com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.Etapa 4 - Resolução de Problemas
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam volume de pirâmides. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de pirâmides.
- Relacionar o tema com situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Compreensão do cálculo do volume de pirâmides.
- Relacionamento do tema com situações cotidianas.
- Criatividade na criação do mapa conceitual.
- Participação nas discussões em grupo.
- Clareza na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o cálculo do volume de pirâmides.
- Criar o mapa conceitual sobre o tema.
- Participar das discussões em grupo.
- Relacionar os exemplos práticos com o conteúdo estudado.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.