Aula sobre Volume De Prismas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O volume de prismas é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Além disso, é um conteúdo fundamental para a compreensão de outros temas, como geometria espacial e trigonometria. O objetivo aqui é que os alunos possam desenvolver suas habilidades em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de volume de prismas. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é um prisma e como calcular seu volume. Em seguida, os alunos irão pesquisar exemplos de prismas em embalagens, caixas, entre outros objetos do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista com problemas que envolvem volume de prismas e de cilindros retos. Eles terão que escolher um problema e esboçar suas possíveis soluções para apresentar para a turma. Procure tirar dúvidas dos grupos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções propostas e escolher a melhor opção para resolver o problema. Acompanhe esta tomada de decisão e os auxilie tirando dúvidas e fazendo perguntas que os apoie na reflexão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a solução escolhida, os alunos irão criar um protótipo, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, para representar o prisma e calcular seu volume. Incentive a participação e contribuição dos alunos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar o protótipo criado, verificando se o cálculo do volume está correto e se a solução encontrada é viável. Aproveite e faça uma reflexão sobre a importância do cálculo de volume de prismas em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Avaliar

    Compartilhe um exercício sobre o tema, a ser realizado em folha separada, para que cada aluno possa demonstrar o que aprendeu. Recolha a atividade dos alunos e corrija posteriormente, dando os feedbacks necessários.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, em situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Cálculos realizados corretamente pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na solução dos problemas propostos.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa de exemplos de prismas no cotidiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Corrigir os cálculos realizados pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade na solução dos problemas propostos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre exemplos de prismas no cotidiano.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Realizar cálculos corretos e verificar a viabilidade das soluções propostas.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na solução dos problemas propostos.