Aula sobre Volume De Prismas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O volume de prismas é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Além disso, é um conteúdo fundamental para a compreensão de outros temas, como geometria espacial e trigonometria. O objetivo aqui é que os alunos possam desenvolver suas habilidades em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, em situações cotidianas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de volume de prismas. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Inicie a aula explicando o que é um prisma e como calcular seu volume. Em seguida, os alunos irão pesquisar exemplos de prismas em embalagens, caixas, entre outros objetos do cotidiano.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista com problemas que envolvem volume de prismas e de cilindros retos. Eles terão que escolher um problema e esboçar suas possíveis soluções para apresentar para a turma. Procure tirar dúvidas dos grupos durante a atividade.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo as soluções propostas e escolher a melhor opção para resolver o problema. Acompanhe esta tomada de decisão e os auxilie tirando dúvidas e fazendo perguntas que os apoie na reflexão.Etapa 5 - Prototipar
Com a solução escolhida, os alunos irão criar um protótipo, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, para representar o prisma e calcular seu volume. Incentive a participação e contribuição dos alunos.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão testar o protótipo criado, verificando se o cálculo do volume está correto e se a solução encontrada é viável. Aproveite e faça uma reflexão sobre a importância do cálculo de volume de prismas em situações cotidianas.Etapa 7 - Avaliar
Compartilhe um exercício sobre o tema, a ser realizado em folha separada, para que cada aluno possa demonstrar o que aprendeu. Recolha a atividade dos alunos e corrija posteriormente, dando os feedbacks necessários.Etapa 8 - Conclusão
Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, em situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Cálculos realizados corretamente pelos alunos.
- Criatividade e originalidade na solução dos problemas propostos.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa de exemplos de prismas no cotidiano.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Corrigir os cálculos realizados pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Incentivar a criatividade e a originalidade na solução dos problemas propostos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre exemplos de prismas no cotidiano.
- Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
- Realizar cálculos corretos e verificar a viabilidade das soluções propostas.
- Utilizar a criatividade e a originalidade na solução dos problemas propostos.