Aula sobre Volume De Prismas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O volume de prismas é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular o volume de prismas retos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de volume de prismas. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de volume é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza volume de prismas em sua rotina (tal como um operador de uma empresa que fabrica caixas e embalagens em formato de prismas retos) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as principais necessidades e desejos identificados deste personagem. Medie a discussão e ajude os alunos a relacionar as informações com o cálculo do volume de prismas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo do volume de prismas retos, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como caixas, embalagens, entre outros. Os alunos irão acompanhar a resolução dos exemplos, fazer registros e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retos, utilizando as informações do mapa de empatia e os exemplos práticos apresentados por você.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar sua resolução dos problemas e discutir as estratégias utilizadas. Acompanhe a discussão e ajude os alunos a relacionar as informações com as necessidades e desejos identificados no mapa de empatia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, destacando a importância do cálculo do volume de prismas, especialmente prismas retos, no cotidiano das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar as informações do mapa de empatia com o cálculo do volume de prismas retos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre as necessidades e desejos das pessoas envolvidas no cálculo do volume de prismas retos.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retos, utilizando as informações do mapa de empatia e os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo do volume de prismas retos.
  • Mediar a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de cálculo do volume de prismas retos.
  • Mediar a atividade em grupo e a apresentação dos resultados.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre as necessidades e desejos das pessoas envolvidas no cálculo do volume de prismas retos.
  • Resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retos, utilizando as informações do mapa de empatia e os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Participar e colaborar nas atividades em grupo.