Aula sobre Volume De Prismas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O volume de prismas é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular o volume de prismas retos, a partir de exemplos práticos e didáticos que ajudarão os estudantes a compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre volume de prismas. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de volume de prismas retos, utilizando exemplos práticos e didáticos, como caixas, embalagens, entre outros. É importante que os alunos compreendam a fórmula para o cálculo do volume e como aplicá-la em diferentes situações.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma atividade para calcular o volume de diferentes prismas retos. O objetivo é que os estudantes trabalhem em equipe, discutindo e resolvendo problemas juntos.

  4. Etapa 4 - Exercícios individuais

    Os alunos farão exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido. Disponibilize exercícios de diferentes níveis de dificuldade, para que os estudantes possam escolher o que melhor se adequa ao seu nível de conhecimento.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios dos alunos, identificando possíveis erros e orientando aqueles que tiveram dificuldades. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxilie os estudantes durante a correção.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos farão um check-out, registrando o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema. O objetivo é avaliar o aprendizado dos estudantes e identificar possíveis lacunas que ainda precisam ser trabalhadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de prismas retos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.
  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos e direcionar a aula de acordo com suas necessidades.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de prismas retos.
  • Participação dos alunos na atividade em grupo.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios individuais.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de volume de prismas retos de forma clara e didática.
  • Disponibilizar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar os exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido.
  • Registrar suas dúvidas e aprendizados durante os check-ins e check-outs.