Aula sobre Volume De Prismas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O volume de prismas é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como no cálculo do volume de uma caixa, de um tanque de combustível ou de uma piscina. Além disso, é um conteúdo fundamental para a compreensão de outros temas, como geometria espacial e trigonometria. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre o cálculo do volume de prismas, como também, apliquem esse conhecimento na criação de um jogo de tabuleiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo do volume de prismas. Em seguida, mostre exemplos de prismas e como eles podem ser encontrados em situações do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Revisão

    Revise os conceitos básicos de geometria espacial, como área e perímetro, para que os alunos possam compreender melhor o cálculo do volume de prismas.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos e didáticos sobre o cálculo de volume de prismas, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como caixas de papelão, garrafas e latas. Os alunos devem ser convidados a participar da resolução dos exemplos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um jogo de tabuleiro sobre o tema. Cada grupo deverá criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas e ações devem estar relacionadas ao cálculo do volume de prismas e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações do jogo. Os demais alunos irão jogar e responder às perguntas. Peça aos alunos que estiverem jogando para registrar os desafios e suas contribuições acerca dos jogos dos colegas, para poder compartilhar na próxima etapa.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre a importância deste tema na resolução dos problemas do cotidiano e sobre como ele foi compreendido pelos alunos. Aproveite o momento e peça que os alunos compartilhem seus registros a respeito dos jogos dos colegas. Por fim, tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam medidas de volumes de prismas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Compreensão dos conceitos de cálculo de volume de prismas.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam medidas de volumes de prismas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo do volume de prismas.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Conduzir a revisão dos conceitos básicos de geometria espacial.
  • Apresentar exemplos práticos de cálculo de volume de prismas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro e da atividades propostas.
  • Resolver os problemas propostos no jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma e explicar as regras e as perguntas e ações do jogo.
  • Compartilhar feedbacks e contribuir positivamente com os jogos dos colegas.