Aula sobre Volume De Prismas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo do volume de prismas no cotidiano. Peça para os alunos compartilharem outros exemplos de uso de prismas. Em seguida, explique como será a metodologia Rotação por estações e como os alunos serão divididos em grupos.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre volume de prismas. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Cálculo do volume de prismas retos
Nesta estação, os alunos irão calcular o volume de prismas retos utilizando a fórmula V = A \ h, onde A é a área da base e h é a altura do prisma. Compartilhe um roteiro explicando o que é um prisma reto e alguns exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na atividade. Também disponibilize diferentes prismas para que os alunos possam calcular o volume e verificar se os resultados estão corretos.
Estação 2 - Cálculo do volume de cilindros retos
Nesta estação, os alunos irão calcular o volume de cilindros retos utilizando a fórmula V = π \ r² \ h, onde π é a constante pi, r é o raio da base e h é a altura do cilindro. Compartilhe um roteiro explicando o que é um prisma reto e alguns exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na atividade. Também disponibilize diferentes cilindros para que os alunos possam calcular o volume e verificar se os resultados estão corretos.
Estação 3 - Elaboração de problemas
Nesta estação, os alunos irão elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas e cilindros retos. Compartilhe exemplos de situações cotidianas que envolvam o cálculo do volume e os alunos deverão criar problemas relacionados a essas situações.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam resolvendo 2 ou mais exercícios sobre o assunto, previamente selecionados por você. Peça aos alunos que façam em uma folha separada a ser entregue no final da aula. Esta folha deverá ser corrigida e avaliada por você.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a importância do cálculo do volume de prismas e cilindros retos no cotidiano e como essa habilidade pode ser útil para os alunos no futuro. Por fim, sintetize os principais pontos deste conteúdo junto aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de elaboração de problemas pelos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular corretamente o volume de prismas e cilindros retos.
- Qualidade dos problemas elaborados pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas, principalmente na Dinâmica dos 3 Qs e na atividade individual final.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo do volume de prismas no cotidiano.
- Explicar como será a metodologia Rotação por estações e como os alunos serão divididos em grupos.
- Disponibilizar diferentes prismas e cilindros para que os alunos possam calcular o volume e verificar se os resultados estão corretos.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas durante a socialização.
- Fazer uma reflexão sobre a importância do cálculo do volume de prismas e cilindros retos no cotidiano.
Ações do aluno
- Calcular corretamente o volume de prismas e cilindros retos.
- Elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas e cilindros retos.
- Participar ativamente das atividades propostas, inclusive da Dinâmica dos 3 Qs e da atividade avaliativa final..
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Apresentar as atividades realizadas nas estações durante a socialização.