Aula sobre Volume De Prismas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O volume de prismas é um tema muito importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo do volume de uma caixa, de um tanque de combustível, de uma piscina, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos tenham a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento e desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Etapa 1 - Estudo prévio
Indique uma videoaula sobre cálculo de volume de prismas e cilindros retos para os alunos, de maneira que eles possam assistir previamente e fazer suas anotações.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do volume de prismas no cotidiano. Aproveite para perguntar aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio. Registre os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o assunto e seus subtópicos. Oriente os estudantes na criação do mapa e disponibilize materiais de apoio.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias, bem como as estratégias utilizadas para elaborarem os mapas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o cálculo do volume de prismas e cilindros retos, como o cálculo do volume de uma caixa d'água, de um tanque de combustível, entre outros. Os alunos irão resolver exercícios sobre o tema em grupos.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão realizar uma avaliação individual sobre o tema, com questões objetivas e dissertativas. Corrija as avaliações e dê feedback aos estudantes.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a aula, destacando a importância da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e das ideias centrais.
- Habilidade em criar um mapa conceitual com sub-ideias e níveis de profundidade.
- Habilidade em resolver exercícios sobre o tema.
- Participação ativa nas atividades pré-aula e em grupo.
- Desempenho na avaliação individual.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Disponibilizar materiais de apoio, inclusive pré-aula.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Corrigir as avaliações e dar feedback aos estudantes.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o cálculo do volume de prismas e cilindros retos.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Resolver exercícios sobre o tema em grupos.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a avaliação individual sobre o tema.