Vozes verbais

Nessa aula de Português vamos estudar sobre as vozes do verbos. Vamos juntos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa com as palavras que completam corretamente os espaços em branco:

    Na passagem da voz ativa pra voz passiva acontecem algumas mudanças:

    I. O sujeito se transforma em ______.

    II. O objeto direto se transforma em ______.

    III. O verbo transitivo se transforma em ______.

    A) predicado; objeto indireto; verbo transitivo.

    B) objeto indireto; sujeito; locução verbal.

    C) agente da passiva; sujeito da passiva; locução verbal.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    As vozes verbais são uma parte fundamental da gramática da língua portuguesa. A voz ativa é utilizada quando o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e a voz passiva é utilizada quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo. Em nosso cotidiano, podemos encontrar exemplos de vozes verbais em jornais, revistas, livros, músicas, filmes e até mesmo em conversas do dia a dia. Neste material, utilizaremos a Cultura Maker para desenvolver um fanzine que ajudará os alunos a identificar e compreender as vozes verbais. O fanzine será uma forma criativa e divertida de trabalhar a gramática, além de incentivar a criatividade e o trabalho em equipe.
    Atividade completa
  4. 4. Ensino Híbrido:

    Na voz ativa, o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Já na voz passiva, o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Neste material, trabalharemos o Ensino Híbrido, e os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que eles se envolvam com o tema, tornando a aula mais dinâmica e participativa.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    As vozes verbais são elementos importantes na língua portuguesa e estão presentes em diversas situações do cotidiano. Saber identificar a voz verbal é essencial para entender o significado e a estrutura da frase. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos criem um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Voz passiva e voz ativa são dois tipos de vozes verbais que podem ser encontrados em diferentes textos. A voz verbal ativa é utilizada quando o sujeito executa a ação do verbo, já a voz passiva é utilizada quando o sujeito sofre a ação do verbo. Essa aula tem como objetivo ajudar os alunos a identificarem e diferenciarem as vozes verbais, além de interpretar os efeitos de sentido dessas vozes. Utilizaremos a metodologia Sala de Aula Invertida, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    As vozes verbais estão presentes em diversos textos do nosso dia a dia, como notícias, reportagens, artigos de opinião, entre outros. Na voz ativa, o sujeito é o agente da ação, ou seja, ele pratica a ação do verbo; na voz passiva, o sujeito é o paciente da ação, ou seja, ele sofre a ação do verbo. É importante que os alunos aprendam a identificar e utilizar corretamente as vozes verbais para compreender melhor os textos e produzir os seus próprios com mais clareza e precisão. Neste material, vamos trabalhar a Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver suas habilidades em relação ao tema das vozes verbais. Cada estação terá uma atividade diferente relacionada ao tema, e os alunos terão a oportunidade de explorar cada atividade de forma autônoma e interativa.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    A voz verbal é um importante recurso linguístico que permite a expressão de diferentes relações entre sujeito e verbo em uma frase. Neste material, vamos explorar as vozes ativa e passiva, identificando suas características e efeitos de sentido. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, e os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Isso tornará o aprendizado mais envolvente e estimulante, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e criatividade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: