Aula sobre Vozes Verbais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As vozes verbais são elementos importantes na língua portuguesa e estão presentes em diversas situações do cotidiano. Saber identificar a voz verbal é essencial para entender o significado e a estrutura da frase. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos criem um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e da metodologia

    Apresente o tema e a Aprendizagem Baseada em Problemas, explicando como será a atividade e os objetivos a serem alcançados.

  2. Etapa 2 - Criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão um diário de bordo para preencher. Eles devem preencher o campo "Problema" com uma pergunta sobre o tema, como "O que são vozes verbais?" ou "Qual a diferença entre voz ativa e voz passiva?".

  3. Etapa 3 - Pesquisa e geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema e, em seguida, preencher o campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo, apresentando possíveis respostas para a pergunta formulada na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo e escolha da solução

    Os grupos deverão se reunir e discutir as alternativas apresentadas, escolhendo a melhor resposta para a pergunta formulada. Em seguida, devem preencher o campo "Solução" do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará para a turma a pergunta formulada, as alternativas geradas, a solução escolhida e os argumentos utilizados para justificar a escolha.

  6. Etapa 6 - Exercícios de fixação

    Aplique exercícios de fixação para que os alunos pratiquem a identificação de vozes verbais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral para verificar se os alunos compreenderam o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificação de vozes verbais;
  • Estimular a pesquisa e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Qualidade das respostas apresentadas no diário de bordo;
  • Desempenho nos exercícios de fixação;
  • Compreensão do tema e capacidade de argumentação;
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia;
  • Orientar os alunos durante a atividade;
  • Passar exercícios de fixação;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Tirar dúvidas sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na atividade em grupo;
  • Preencher corretamente o diário de bordo;
  • Pesquisar e gerar alternativas para a pergunta formulada;
  • Discutir em grupo e escolher a melhor solução;
  • Apresentar os resultados para a turma.