Aula sobre Vozes Verbais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Na voz ativa, o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Já na voz passiva, o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Neste material, trabalharemos o Ensino Híbrido, e os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que eles se envolvam com o tema, tornando a aula mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique sobre as vozes verbais. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa em grupos sobre a aplicação das vozes verbais em textos jornalísticos.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem e preenchê-lo com suas expectativas para a aula e o que já sabem sobre as vozes verbais.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Apresente exemplos práticos de textos em voz ativa e passiva, destacando as diferenças entre elas. Em seguida, os alunos irão trabalhar em grupos para identificar as vozes em textos distribuídos por você.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos irão preencher novamente o template de registro de aprendizagem, colocando o que aprenderam durante a aula.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Retome os principais pontos abordados na aula e tire dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão criar um pequeno texto usando as duas vozes verbais e enviar via internet para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as vozes verbais em textos.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de pequenos textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das vozes verbais em textos trabalhados em sala de aula.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Criatividade na produção de texto com as duas vozes verbais.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre as vozes verbais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Tirar dúvidas dos alunos e retomar os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Criar textos com as duas vozes verbais para praticar o que foi aprendido.