Aula sobre Vozes Verbais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A voz verbal é um importante recurso linguístico que permite a expressão de diferentes relações entre sujeito e verbo em uma frase. Neste material, vamos explorar as vozes ativa e passiva, identificando suas características e efeitos de sentido. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, e os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Isso tornará o aprendizado mais envolvente e estimulante, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de vozes verbais e suas diferenças. Em seguida, apresente exemplos de frases em voz ativa e passiva, pedindo que os alunos identifiquem o sujeito e o verbo em cada uma.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro, que serão responsáveis pela criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Cada grupo deverá criar oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações sobre as vozes verbais. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com uma frase em voz ativa ou passiva. As afirmações devem apresentar uma frase em uma das vozes, e os alunos devem identificar qual é.

  4. Etapa 4 - Troca das cartas

    Os grupos trocarão suas cartas, e cada um ficará com um jogo diferente. Os alunos terão cinco minutos para ler e compreender as regras do jogo criado pelo outro grupo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos jogarão o jogo criado pelos outros, respondendo às perguntas e identificando as afirmações. A cada resposta correta, o grupo ganha um ponto.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Ao final do jogo, conduza uma discussão com a turma, explorando as respostas dadas e os efeitos de sentido das diferentes vozes verbais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância de compreender as vozes verbais e como elas podem ser utilizadas em diferentes contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação de textos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Promover a compreensão das diferentes vozes verbais e seus efeitos de sentido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no jogo;
  • Identificação correta das vozes verbais;
  • Colaboração e criatividade na produção das cartas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo da aula;
  • Orientar os alunos na criação das cartas;
  • Conduzir a discussão ao final do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo;
  • Identificar corretamente as vozes verbais durante o jogo;
  • Participar ativamente da discussão ao final da aula.