Aula sobre Vozes Verbais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a diferença entre voz ativa e voz passiva. Você pode utilizar exemplos de textos para que os alunos possam identificar as vozes verbais e discutir como elas afetam o sentido do texto.Etapa 2 - Rotação
Estação 1 - Leitura e identificação das vozes verbaisOs alunos irão ler um texto e identificar as vozes verbais presentes nele. Para isso, você pode disponibilizar textos de diferentes gêneros, como notícias, reportagens, crônicas, entre outros.
Estação 2 - Produção de frases com as vozes verbais
Os alunos irão produzir frases utilizando as vozes verbais aprendidas. Você pode fornecer verbos e sujeitos para que os alunos possam criar suas próprias frases.
Estação 3 - Análise de efeitos de sentido
Os alunos irão analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto. Para isso, você pode fornecer um texto com as duas vozes verbais.
Etapa 3 - Roda de conversa
Os alunos irão se reunir em roda para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar as suas produções e análises. Medie a discussão e estimule a participação geral.Etapa 4 - Fechamento
Faça um breve resumo do que foi aprendido na aula e reforce a importância das vozes verbais na construção do sentido dos textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as vozes verbais em textos;
- Estimular a produção de frases utilizando as vozes verbais aprendidas;
- Analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto.
Critérios de avaliação
- Habilidade dos alunos em identificar as vozes verbais em textos;
- Qualidade das produções de frases utilizando as vozes verbais aprendidas;
- Capacidade dos alunos em analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto.
Ações do professor
- Introduzir o tema das vozes verbais e explicar a diferença entre voz ativa e voz passiva;
- Mediar a rotação por estações e tirar dúvidas dos alunos;
- Estimular a participação de todos na roda de conversa.
Ações do aluno
- Ler e identificar as vozes verbais em um texto;
- Produzir frases utilizando as vozes verbais aprendidas;
- Analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto;
- Participar da roda de conversa e compartilhar as suas produções e análises.