Aula sobre Vozes Verbais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As vozes verbais estão presentes em diversos textos do nosso dia a dia, como notícias, reportagens, artigos de opinião, entre outros. Na voz ativa, o sujeito é o agente da ação, ou seja, ele pratica a ação do verbo; na voz passiva, o sujeito é o paciente da ação, ou seja, ele sofre a ação do verbo. É importante que os alunos aprendam a identificar e utilizar corretamente as vozes verbais para compreender melhor os textos e produzir os seus próprios com mais clareza e precisão. Neste material, vamos trabalhar a Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver suas habilidades em relação ao tema das vozes verbais. Cada estação terá uma atividade diferente relacionada ao tema, e os alunos terão a oportunidade de explorar cada atividade de forma autônoma e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a diferença entre voz ativa e voz passiva. Você pode utilizar exemplos de textos para que os alunos possam identificar as vozes verbais e discutir como elas afetam o sentido do texto.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1 - Leitura e identificação das vozes verbais

    Os alunos irão ler um texto e identificar as vozes verbais presentes nele. Para isso, você pode disponibilizar textos de diferentes gêneros, como notícias, reportagens, crônicas, entre outros.

    Estação 2 - Produção de frases com as vozes verbais

    Os alunos irão produzir frases utilizando as vozes verbais aprendidas. Você pode fornecer verbos e sujeitos para que os alunos possam criar suas próprias frases.

    Estação 3 - Análise de efeitos de sentido

    Os alunos irão analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto. Para isso, você pode fornecer um texto com as duas vozes verbais.


  3. Etapa 3 - Roda de conversa

    Os alunos irão se reunir em roda para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar as suas produções e análises. Medie a discussão e estimule a participação geral.

  4. Etapa 4 - Fechamento

    Faça um breve resumo do que foi aprendido na aula e reforce a importância das vozes verbais na construção do sentido dos textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as vozes verbais em textos;
  • Estimular a produção de frases utilizando as vozes verbais aprendidas;
  • Analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em identificar as vozes verbais em textos;
  • Qualidade das produções de frases utilizando as vozes verbais aprendidas;
  • Capacidade dos alunos em analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das vozes verbais e explicar a diferença entre voz ativa e voz passiva;
  • Mediar a rotação por estações e tirar dúvidas dos alunos;
  • Estimular a participação de todos na roda de conversa.

Ações do aluno

  • Ler e identificar as vozes verbais em um texto;
  • Produzir frases utilizando as vozes verbais aprendidas;
  • Analisar os efeitos de sentido produzidos pela voz ativa e pela voz passiva em um mesmo texto;
  • Participar da roda de conversa e compartilhar as suas produções e análises.