Aula sobre Vozes Verbais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Voz passiva e voz ativa são dois tipos de vozes verbais que podem ser encontrados em diferentes textos. A voz verbal ativa é utilizada quando o sujeito executa a ação do verbo, já a voz passiva é utilizada quando o sujeito sofre a ação do verbo. Essa aula tem como objetivo ajudar os alunos a identificarem e diferenciarem as vozes verbais, além de interpretar os efeitos de sentido dessas vozes. Utilizaremos a metodologia Sala de Aula Invertida, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos conceitos básicos sobre voz verbal

    Explique a diferença entre a voz ativa e a voz passiva, utilizando exemplos práticos (“Antônio foi mordido pelo cachorro”, “o cachorro mordeu Antônio” etc.).

  2. Etapa 2 - Exercícios de fixação

    Aplique exercícios para que os alunos possam identificar as vozes verbais. Os exercícios devem ser feitos em casa.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise de textos

    Em sala de aula, corrija os exercícios e apresente textos que contenham as duas vozes verbais para que os alunos possam identificar e interpretar os efeitos de sentido de cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Esse template deve ser utilizado para avaliar a atividade em grupo.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupo para produzir um texto com as duas vozes verbais. Acompanhe e oriente os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Feedback e avaliação

    Os alunos devem utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Você deve avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as vozes verbais ativa e passiva;
  • Interpretar os efeitos de sentido de cada voz verbal;
  • Aprender a produzir textos utilizando as duas vozes verbais;
  • Trabalhar a cooperação e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das vozes verbais ativa e passiva nos exercícios e no texto produzido;
  • Interpretação correta dos efeitos de sentido de cada voz verbal;
  • Participação e cooperação no trabalho em grupo;
  • Utilização correta do template Dinâmica dos 3 Qs para avaliação;
  • Qualidade do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos básicos sobre voz verbal;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante a atividade em grupo;
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos;
  • Avaliar e dar feedback individual sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as vozes verbais ativa e passiva;
  • Interpretar corretamente os efeitos de sentido de cada voz verbal;
  • Cooperar e participar durante a atividade em grupo;
  • Utilizar corretamente o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliação.