Aula sobre Vulcanismo No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O vulcanismo é um fenômeno natural que ocorre em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. É importante que os alunos compreendam como ocorre a formação dos vulcões, quais são os tipos existentes e como eles influenciam a vida na Terra. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para que os alunos possam desenvolver um projeto sobre vulcanismo no Brasil, a fim de compreender melhor este fenômeno natural e suas implicações. Para contextualizar o tema, podemos utilizar imagens e vídeos de vulcões em atividade, além de discutir como os vulcões podem afetar a vida das pessoas.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Faça uma breve introdução do tema vulcanismo no Brasil e inicie uma discussão sobre o que os alunos já sabem a respeito. Utilize mapas e imagens para mostrar onde estão localizados os vulcões no país.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Faça a divisão da turma em grupos e distribuição de folhas de papel para que os alunos possam esboçar suas ideias sobre o projeto. Cada grupo deve pensar em um tema específico dentro do vulcanismo no Brasil, como, por exemplo, os tipos de vulcões existentes, as consequências das erupções vulcânicas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar suas ideias e discutir qual será o tema escolhido para o projeto. Em seguida, devem definir quais serão as informações necessárias para desenvolver o projeto, como dados sobre os vulcões brasileiros, imagens, vídeos e depoimentos de especialistas no assunto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com as informações em mãos, cada grupo deve desenvolver um modelo para o projeto, definindo como será a apresentação das informações e quais recursos serão utilizados (como imagens, vídeos, infográficos, entre outros).

  5. Etapa 5 - Testar

    Finalmente, os grupos devem apresentar seus projetos para a turma, compartilhando as informações e os recursos utilizados. Após as apresentações, os alunos devem discutir sobre o que aprenderam e como o projeto pode contribuir para compreender melhor o vulcanismo no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais, como o vulcanismo, a partir do modelo das placas tectônicas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia Design Sprint.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na apresentação do projeto.
  • Coerência e clareza na exposição das informações.
  • Capacidade de interpretação dos fenômenos naturais a partir do modelo das placas tectônicas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas do projeto.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre eles.
  • Fornecer recursos e informações para que os alunos possam desenvolver seus projetos.
  • Avaliar e fornecer feedbacks sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do projeto.
  • Colaborar com os colegas de grupo e compartilhar ideias.
  • Buscar informações confiáveis sobre o tema.
  • Desenvolver o projeto com criatividade e originalidade.
  • Apresentar as informações de forma clara e coerente.