Aula sobre Vulcanismo No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O vulcanismo é um fenômeno natural que ocorre em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o vulcanismo no Brasil, suas principais características e como ele está relacionado ao movimento das placas tectônicas. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo que envolve o tema. Esta atividade irá promover a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de interpretar fenômenos naturais.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução para o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e irão criar o mapa de registro do jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o vulcanismo no Brasil e suas principais características. O professor poderá fornecer textos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo utilizando as informações pesquisadas. Eles deverão preencher todos os campos do mapa de registro, incluindo o objetivo do jogo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Oriente-os na criação do jogo, auxiliando, por exemplo, na criação de regras e objetivos, mas sem interferir na criatividade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Avalie a criatividade, a originalidade e a coerência do jogo com o tema proposto.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as características do vulcanismo no Brasil e como ele está relacionado ao movimento das placas tectônicas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos em grupo e reforçar a importância do tema para a compreensão dos fenômenos naturais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade do jogo produzido.

    Dicas:Para facilitar a compreensão desta metodologia, você poderá em aulas anteriores apresentar aos alunos jogos de tabuleiro (por exemplo) que sejam de fácil compreensão, desta forma os alunos terão uma breve noção de possíveis caminhos a seguir na criação de seus respectivos jogos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a aprendizagem significativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do jogo produzido.
  • Coerência do jogo com o tema proposto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo, sem interferir na criatividade dos mesmos.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Avaliar a participação e a qualidade do trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o vulcanismo no Brasil e suas principais características.
  • Criar um jogo que envolve o tema proposto.
  • Apresentar o jogo para a turma e discutir sobre as características do vulcanismo no Brasil e como ele está relacionado ao movimento das placas tectônicas.