Aula sobre Vulcanismo No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O vulcanismo é um fenômeno natural que ocorre em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Nesta aula, vamos aprender sobre a ocorrência de vulcões no país e como eles estão relacionados com o movimento das placas tectônicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema. É importante que os estudantes compreendam que o vulcanismo pode causar impactos significativos na vida das pessoas, como a destruição de casas e cidades inteiras, além de afetar a economia e o meio ambiente.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Em seguida, irá exibir um vídeo sobre vulcanismo no Brasil para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa de vulcões brasileiros

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa dos vulcões brasileiros. Eles devem localizar os vulcões, identificar suas características e explicar como eles se relacionam com as placas tectônicas. Forneça materiais como mapas e imagens para auxiliar na atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Experimento com erupção vulcânica

    Nesta estação, os alunos irão simular uma erupção vulcânica utilizando materiais como bicarbonato de sódio, vinagre e corante alimentício. O objetivo é entender como ocorre a erupção e como ela pode afetar o meio ambiente e as pessoas que vivem próximas aos vulcões.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Histórias de vulcões

    Nesta estação, os alunos irão ler e discutir histórias sobre vulcões que ocorreram no Brasil e em outros lugares do mundo. O objetivo é compreender como esses eventos afetam a vida das pessoas e como elas lidam com as consequências.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reuna a turma e fazer uma síntese das atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas descobertas e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais e justificar sua ocorrência.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Compreender a relação entre o vulcanismo e o movimento das placas tectônicas.
  • Desenvolver a consciência ambiental e a importância da prevenção de desastres naturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e das relações entre os vulcões e as placas tectônicas.
  • Habilidade de interpretar e justificar a ocorrência de fenômenos naturais.
  • Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.
  • Criatividade e capacidade de resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia.
  • Fornecer materiais e recursos para as atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar e tirar dúvidas durante as atividades.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar os principais conceitos do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Interpretar fenômenos naturais e justificar sua ocorrência.
  • Demonstrar criatividade e capacidade de resolução de problemas.
  • Compreender a relação entre os vulcões e as placas tectônicas.