Aula sobre Vulcanismo No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos estudar sobre vulcanismo no Brasil. Vamos entender melhor como esse fenômeno ocorre, quais são as suas consequências e como ele está relacionado ao movimento das placas tectônicas. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o seu aprendizado. Para tornar a aula mais interessante, vamos utilizar exemplos práticos e mostrar como o vulcanismo pode afetar a vida das pessoas.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Pré-Aula

    Antes da aula, os alunos terão acesso a um material de leitura sobre vulcanismo no Brasil, que deve ser enviado pela plataforma virtual. Eles devem ler o material e anotar as suas dúvidas e curiosidades sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a discussão sobre o vulcanismo no Brasil, utilizando exemplos práticos e imagens de vulcões brasileiros. Os alunos poderão compartilhar suas dúvidas e curiosidades. Utilize essas informações para guiar a discussão.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”. Eles devem preencher o modelo com as suas impressões sobre o tema, o que aprenderam, o que acharam interessante, o que gostariam de saber mais, entre outros pontos que julgarem relevantes.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Inicie uma discussão em grupo, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Os alunos poderão compartilhar suas impressões e o agora você pode utilizar essas informações para reforçar os pontos mais importantes do assunto.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto explicando como o vulcanismo está relacionado ao movimento das placas tectônicas e quais são as consequências desse fenômeno. Utilize essa atividade para avaliar o aprendizado dos alunos e fornecer feedbacks individualizados.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Para encerrar a aula, faça uma atividade prática em que os alunos irão criar um modelo de vulcão utilizando materiais simples, como argila e bicarbonato de sódio. Essa atividade pode ser realizada em grupos ou individualmente, e os alunos poderão compartilhar o resultado com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais e entender sua relação com o movimento das placas tectônicas.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de vulcanismo e placas tectônicas.
  • Capacidade de criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar o aprendizado.
  • Qualidade do texto produzido sobre o assunto.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade e qualidade da atividade prática.

Ações do professor

  • Selecionar e enviar o material de leitura sobre o tema antes da aula.
  • Utilizar exemplos práticos e imagens para tornar a aula mais interessante.
  • Conduzir as discussões em grupo e utilizar as informações do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para guiar a aula.
  • Avaliar o aprendizado dos alunos e fornecer feedbacks individualizados.
  • Propor atividades práticas que estimulem a criatividade e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o material de leitura sobre o tema antes da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar suas dúvidas e curiosidades.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar o aprendizado.
  • Produzir um texto explicando como o vulcanismo está relacionado ao movimento das placas tectônicas.
  • Participar da atividade prática proposta pelo professor.