Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "What is a biography?" é relevante para os alunos, pois biografias podem ser uma forma de se inspirar, aprender sobre personalidades marcantes e entender a importância da história. O objetivo é que os alunos, por meio da metodologia ativa Design Thinking, criem um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão usados exemplos práticos para contextualizar o tema e incentivar a participação dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "What is a biography?". Você pode começar fazendo perguntas como "vocês conhecem biografias de personalidades que admiram?" ou "vocês sabem o que é uma biografia?". Em seguida, você pode apresentar exemplos de biografias e explicar a importância do tema.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá criar um mapa de empatia respondendo às perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" sobre uma personalidade histórica que admirem. Dê exemplos de nomes das personalidades e oriente os alunos durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Mapas de Empatia

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa de empatia, explicando as respostas para cada campo. Os demais alunos da turma poderão fazer perguntas e comentários.

  4. Etapa 4 - Elaboração de um Parágrafo sobre a Personalidade

    Cada aluno deverá escrever um parágrafo em inglês sobre a personalidade histórica estudada. Eles poderão usar as informações contidas no mapa de empatia para criar uma narrativa interessante e coerente.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento dos Parágrafos

    Voluntários serão escolhidos para compartilhar os parágrafos que escreveram sobre as personalidades. Escolha pelo menos dois alunos para incentivar a participação e a oralidade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um breve resumo e reforce a importância das personalidades históricas e das biografias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor narrativas em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Despertar o interesse dos alunos por biografias e personalidades históricas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Coerência e criatividade na escrita do parágrafo sobre a personalidade estudada.
  • Oralidade durante a apresentação do mapa de empatia e do parágrafo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos durante a atividade.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
  • Fornecer exemplos e feedbacks após as apresentações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Escrever um parágrafo em inglês sobre a personalidade estudada.
  • Apresentar o mapa de empatia e o parágrafo para a turma.