Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o que é uma biografia e como ela é importante para entendermos mais sobre os fatos e personalidades marcantes do passado. Com isso, eles também irão desenvolver a habilidade de compor narrativas orais em língua inglesa sobre esses temas. Será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criam um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out. Para contextualizar o tema, você pode trazer exemplos de biografias famosas, como a de Martin Luther King Jr. ou da rainha Elizabeth II, e discutir sobre a importância dessas personalidades na história.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Disponibilize aos alunos, previamente, exemplos de biografias famosas em língua inglesa. As biografias podem ser em formato de texto impresso ou digital, para ser acessado via internet.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Em sala de aula, introduza o tema e peça para os alunos criarem um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out. Em seguida, peça para que preencham o campo check-in com o conhecimento adquirido na atividade prévia.

  3. Etapa 3 - Tema

    Apresente aos alunos as características de uma biografia, como informações sobre a vida da pessoa e o período histórico em que ela viveu.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos dividem-se em grupos e escolhem uma personalidade ou acontecimento histórico para pesquisar e criar uma biografia em inglês.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua biografia, compartilhando com o restante da turma as informações coletadas e os elementos utilizados na composição da narrativa oral.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos fazem o registro final de aprendizagem em seus templates, preenchendo os campos de Check-out com o que aprenderam sobre a composição de uma biografia em inglês.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos e os templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar o desenvolvimento da habilidade de compor narrativas em língua inglesa sobre fatos e personalidades importantes do passado.
  • Estimular a pesquisa e trabalho em equipe entre os alunos.
  • Trabalhar a criatividade na composição das biografias e na utilização dos elementos dessa narrativa.
  • Desenvolver habilidades de registro e acompanhamento do próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade em grupo.
  • Compreensão das características de uma biografia e sua aplicação na composição de uma narrativa oral em língua inglesa.
  • Utilização adequada dos elementos de uma biografia na narração oral.

Ações do professor

  • Orientar nas etapas de criação do template de registro de aprendizagem.
  • Auxiliar os alunos na escolha das personalidades ou acontecimentos históricos para a composição das biografias.
  • Avaliar a produção dos alunos ao longo da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações para a composição da biografia.
  • Trabalhar em equipe na criação da narrativa oral.
  • Preencher o template de registro de aprendizagem com as informações aprendidas.