Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O estudo de biografias é uma forma fascinante de aprender sobre as histórias das pessoas, sejam elas figuras históricas importantes, celebridades ou pessoas comuns. As biografias nos permitem conhecer suas vidas, seus desafios e suas conquistas, e nos ajudam a entender melhor a história e a cultura do mundo em que vivemos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o que é uma biografia e como elas podem ser usadas como uma ferramenta poderosa para aprender sobre as pessoas que as inspiram. Usando a metodologia ativa Estudo de Caso, os alunos vão pesquisar e apresentar para a turma alguns dos fatos mais interessantes sobre a vida de uma pessoa que escolherem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma biografia e como ela pode ser usada como uma ferramenta de aprendizado. Apresente um exemplo ou dois de biografias relevantes para a faixa etária dos estudantes, a fim de estimular uma discussão sobre as histórias de vida de figuras importantes.

  2. Etapa 2 - Grupo de trabalho

    Divida a turma em grupos de 3-4 alunos e apresente uma lista de figuras históricas, celebridades ou pessoas comuns que os alunos podem escolher para pesquisar. Explique a metodologia Estudo de Caso e ajude os grupos a escolher um tema, apresentando sugestões de questões que deverão ser respondidas durante a pesquisa.

    Exemplo de tema: The Life of Malala Yousafzai.

    1\. Who is Malala?

    2\. What was her role in advocating for education for girls in Pakistan?

    3\. What challenges has she faced, and how has she overcome them?

    4\. What impact has her activism had on her community and beyond?


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar a vida da figura escolhida e reunir informações para responder as questões sugeridas pelo professor. As pesquisas podem ser realizadas por meio de livros didáticos, artigos na internet, entrevistas com colegas de classe, familiares ou com pessoas que possam contribuir para a análise de contexto.

  4. Etapa 4 - Análise

    Com base nas informações coletadas, os grupos deverão analisar a figura escolhida, destacando fatos e características marcantes, além de discutir as razões pelas quais suas histórias são importantes ou inspiradoras.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar as informações coletadas com outros dados oficiais, como informações presentes em livros didáticos, dados estatísticos, e artigos científicos. A ideia é que os alunos verifiquem a veracidade das informações e possam apontar quais as informações correspondem aos dados comprovados.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá compartilhar as conclusões de suas pesquisas com a turma, destacando os pontos mais importantes sobre a figura escolhida. Os alunos deverão também criar um infográfico compartilhável com as informações relevantes sobre a figura escolhida a fim de divulgarem na escola.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre o tema e resuma os pontos mais importantes abordados na atividade. É importante ressaltar que as informações apresentadas deverão ser embasadas em fatos verídicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados;
  • Aprimorar a habilidade dos alunos na língua inglesa;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Envolver os alunos na produção de conteúdos informativos e criativos;
  • Desenvolver o senso crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de reunir e organizar informações relevantes sobre o tema;
  • Capacidade de análise crítica, coerência e lógica na abordagem do tema;
  • Clareza e qualidade do infográfico produzido;
  • Participação em grupo e colaboração;
  • Habilidade em se expressar e apresentar em língua inglesa.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela pode ser aplicada na pesquisa sobre biografias;
  • Orientar os alunos sobre como pesquisar e analisar os dados obtidos;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Acompanhar o progresso dos alunos e dar feedback construtivo;
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a realização da pesquisa.

Ações do aluno

  • Escolher uma figura histórica, celebridade ou pessoa comum para pesquisar e analisar;
  • Coletar informações relevantes sobre a figura escolhida;
  • Analisar e comparar dados para produzir um infográfico compartilhável sobre a figura escolhida;
  • Cooperar e participar de discussões em grupo;
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva em língua inglesa.