Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre biografias. Uma biografia é um livro ou texto que conta a história da vida de uma pessoa. Elas geralmente são escritas sobre pessoas que tiveram um impacto significativo na história ou na cultura de um país. As biografias são importantes porque ajudam a entender a história de uma pessoa e também a entender a história de um período ou lugar específico. Por exemplo, as biografias de Martin Luther King Jr. ou Mahatma Gandhi nos ajudam a entender a luta pela igualdade e pelos direitos humanos. Os alunos irão aprender a criar um jogo que permita aos jogadores "adivinharem" qual personalidade está sendo descrita, a partir de informações sobre sua biografia. Isso não só permitirá aprender sobre diferentes personalidades, como também a escrever e falar em inglês sobre a vida de uma pessoa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos exemplos

    Apresente a definição de biografia em inglês e faça a introdução do jogo de adivinhação. Você pode apresentar exemplos de biografias de personalidades conhecidas, como Martin Luther King Jr., Mahatma Gandhi, Albert Einstein, etc.

  2. Etapa 2 - Divisão das equipe

    Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Cada equipe escolherá o nome do jogo que irá criar, o objetivo e os desafios, baseando-se no tema “biografia”.

  3. Etapa 3 - Trabalho em equipe

    Cada equipe irá trabalhar no mapa de registro do jogo, criando um esquema de níveis, estabelecendo o esquema de recompensas para cada nível e elaborando as informações que serão disponibilizadas para os jogadores sobre a biografia da personalidade escolhida.

  4. Etapa 4 - Apresentação do jogo

    Cada equipe apresentará o seu jogo, explicando o objetivo, os desafios, o esquema de recompensas e informando por que acredita que seu jogo será engajador e um sucesso.

  5. Etapa 5 - Votação

    Os alunos irão votar no melhor jogo, considerando diferentes critérios, tais como originalidade, engajamento, qualidade de apresentação, etc.

  6. Etapa 6 - Jogo

    Os alunos deverão jogar o jogo vencedor, tendo contato com diferentes personalidades a partir de informações da sua biografia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um breve resumo e reforce a importância das biografias na compreensão da história e das culturas de diferentes locais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o vocabulário em inglês relacionado às biografias.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em equipe.
  • Promover a escrita e a fala em inglês sobre fatos marcantes na vida de personalidades históricas.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de avaliação de diferentes jogos.
  • Estimular a autoconfiança e a autoestima por meio da apresentação do jogo.

Critérios de avaliação

  • Originalidade da ideia do jogo.
  • Clareza e qualidade da apresentação.
  • Qualidade do esquema de recompensas e esquema de níveis.
  • Engajamento do jogo.
  • Coesão e coerência do produto final.

Ações do professor

  • Preparar a apresentação do tema sobre biografias.
  • Dividir os alunos em equipes.
  • Facilitar o trabalho em equipe, fornecendo orientações claras e supervisionando a criação do esquema e do jogo.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos durante a apresentação do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar um jogo.
  • Registrar informações sobre a personalidade escolhida.
  • Criar um esquema de recompensas e níveis para o jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da votação para eleger o melhor jogo.