Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "What is a biography?" é importante para que os alunos aprendam a diferença entre uma biografia e uma autobiografia, como as biografias podem ser importantes para o estudo de personalidades, eventos históricos e o impacto que esses fatores tiveram na sociedade. As biografias são comuns em livros, filmes e documentários, e ajudam a compreendermos melhor o mundo em que vivemos e a entendermos as personalidades e eventos que moldaram a nossa história. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre biografias em língua inglesa e sobre como é importante saber escrever sobre personalidades marcantes e eventos importantes em inglês. O método utilizado será a metodologia ativa de Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie mencionando a importância de compreender o que é uma biografia e como ela pode ser usada para ajudar a aprender sobre a história e as personalidades marcantes de uma sociedade. Você pode falar sobre a diferença entre uma biografia e uma autobiografia e apresentar alguns exemplos em inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Leitura de biografias

    Os alunos irão ler biografias em inglês de personalidades marcantes, como Martin Luther King Jr., Gandhi, Nelson Mandela e outros. Eles irão responder a algumas perguntas sobre as biografias em inglês, como onde nasceram, quem foram os pais, quais foram suas realizações, entre outros.

    Estação 2 - Escrita de biografias em grupo

    Os alunos irão escolher uma personalidade marcante para pesquisar e escrever uma biografia em inglês. Eles irão pesquisar a vida da personalidade escolhida e escrever uma biografia resumida. Forneça dicas e oriente os alunos quando necessário.

    Estação 3 - Vídeo sobre biografias

    Os alunos irão assistir a um vídeo em inglês sobre biografias e responder a algumas perguntas sobre o vídeo. O vídeo pode ser de personalidades que eles já conhecem ou de outras importantes na história.


  4. Etapa 4 - Apresentação das biografias

    Peça para que os grupos apresentem as biografias produzidas na estação 2 em inglês para a sala. Os alunos podem apresentar oralmente ou por meio de um cartaz ou apresentação em powerpoint.

  5. Etapa 5 - Reflexão e encerramento

    Faça uma reflexão em grupo sobre o que os alunos aprenderam durante a atividade. Os alunos devem compartilhar o que mais gostaram na atividade e se sentiram confortáveis em escrever e falar em inglês sobre personalidades marcantes. Esclareça possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compor narrativas orais e escritas em língua inglesa sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e interpretar informações em inglês.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar para a criação de um trabalho.

Critérios de avaliação

  • O grau de compreensão e interpretação dos alunos em relação às informações da biografia em inglês.
  • A capacidade dos alunos de escrever uma biografia em inglês clara e concisa.
  • O grau de colaboração e participação dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer dicas e orientações aos alunos durante a atividade.
  • Estimular a participação dos alunos e garantir que todos tenham oportunidade de se expressar.

Ações do aluno

  • Pesquisar e interpretar informações em inglês sobre personalidades marcantes.
  • Colaborar com o grupo para a criação de uma biografia em inglês.
  • Apresentar a biografia em inglês de forma clara e objetiva.