Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie mencionando a importância de compreender o que é uma biografia e como ela pode ser usada para ajudar a aprender sobre a história e as personalidades marcantes de uma sociedade. Você pode falar sobre a diferença entre uma biografia e uma autobiografia e apresentar alguns exemplos em inglês.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Leitura de biografiasOs alunos irão ler biografias em inglês de personalidades marcantes, como Martin Luther King Jr., Gandhi, Nelson Mandela e outros. Eles irão responder a algumas perguntas sobre as biografias em inglês, como onde nasceram, quem foram os pais, quais foram suas realizações, entre outros.
Estação 2 - Escrita de biografias em grupo
Os alunos irão escolher uma personalidade marcante para pesquisar e escrever uma biografia em inglês. Eles irão pesquisar a vida da personalidade escolhida e escrever uma biografia resumida. Forneça dicas e oriente os alunos quando necessário.
Estação 3 - Vídeo sobre biografias
Os alunos irão assistir a um vídeo em inglês sobre biografias e responder a algumas perguntas sobre o vídeo. O vídeo pode ser de personalidades que eles já conhecem ou de outras importantes na história.
Etapa 4 - Apresentação das biografias
Peça para que os grupos apresentem as biografias produzidas na estação 2 em inglês para a sala. Os alunos podem apresentar oralmente ou por meio de um cartaz ou apresentação em powerpoint.Etapa 5 - Reflexão e encerramento
Faça uma reflexão em grupo sobre o que os alunos aprenderam durante a atividade. Os alunos devem compartilhar o que mais gostaram na atividade e se sentiram confortáveis em escrever e falar em inglês sobre personalidades marcantes. Esclareça possíveis dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compor narrativas orais e escritas em língua inglesa sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e interpretar informações em inglês.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar para a criação de um trabalho.
Critérios de avaliação
- O grau de compreensão e interpretação dos alunos em relação às informações da biografia em inglês.
- A capacidade dos alunos de escrever uma biografia em inglês clara e concisa.
- O grau de colaboração e participação dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Fornecer dicas e orientações aos alunos durante a atividade.
- Estimular a participação dos alunos e garantir que todos tenham oportunidade de se expressar.
Ações do aluno
- Pesquisar e interpretar informações em inglês sobre personalidades marcantes.
- Colaborar com o grupo para a criação de uma biografia em inglês.
- Apresentar a biografia em inglês de forma clara e objetiva.