Aula sobre What Is A Biography O Que E Uma Biografia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A atividade sobre "What is a biography?" tem como objetivo auxiliar os alunos a compor narrativas em língua inglesa sobre personalidades marcantes do passado. A metodologia utilizada será a sala de aula invertida, onde os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode introduzir o tema com exemplos práticos, como biografias de figuras históricas, celebridades ou até mesmo personalidades conhecidas pelos alunos. É importante ressaltar que, além de desenvolver a habilidade linguística, a atividade também estimula a pesquisa e o conhecimento sobre fatos históricos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o objetivo, incentivando os alunos a pensarem sobre o que é uma biografia e qual a importância de conhecer a história de personalidades marcantes.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Divida os alunos em grupos. Cada grupo deve criar um mapa conceitual com a ideia central sobre “Biografias” e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Exposição dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Estimule a participação e o debate entre os alunos, incentivando perguntas e comentários sobre o conteúdo apresentado.Etapa 4 - Atividade em grupo
Ainda em grupos, os alunos devem escolher uma personalidade marcante do passado para elaborar uma biografia oral. Cada grupo deve utilizar as informações presentes em seu mapa conceitual para estruturar a apresentação, abordando aspectos como contexto histórico, principais feitos e importância para a sociedade.Etapa 5 - Apresentação oral dos grupos
Os grupos devem apresentar suas biografias orais para a turma. Avalie a qualidade da apresentação e estimule novamente o debate entre os alunos.Etapa 6 - Reflexão final
Encerre a atividade com uma reflexão coletiva sobre o aprendizado adquirido, estimulando a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor narrativas orais em língua inglesa sobre personalidades marcantes do passado
- Estimular a pesquisa e o conhecimento sobre fatos históricos
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de debate dos alunos
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual (incluindo ideia central, subideias e profundidade das informações)
- Qualidade da apresentação em grupo (incluindo estrutura e clareza da narração, contextualização histórica e relevância das informações apresentadas)
- Participação e engajamento na atividade em grupo
- Participação nas reflexões coletivas
- Utilização adequada do idioma inglês durante a apresentação e nas interações em grupo
Ações do professor
- Introduzir o tema e contextualizar o objetivo da atividade
- Orientar a criação do mapa conceitual
- Estimular o debate e a reflexão coletiva sobre o tema e as atividades desenvolvidas
- Avaliar a qualidade das apresentações e fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos
- Orientar os alunos quanto ao uso adequado do idioma inglês durante a atividade
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 subideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema
- Elaborar uma biografia oral em grupo sobre uma personalidade marcante do passado
- Participar ativamente das atividades em grupo e do debate coletivo
- Utilizar o idioma inglês de forma adequada durante a apresentação e nas interações em grupo