Aula sobre What Is An Acrostic O Que E Um Acrostico

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Vamos trabalhar a habilidade de escrita em inglês com o tema "What is an Acrostic?". Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao conceito de acrósticos e como eles podem ser aplicados em diferentes situações, incluindo trabalhos escolares, cartões de aniversário, entre outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um mapa conceitual aprofundando o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar do termo acróstico e se sabem o que significa. Em seguida, peça que os alunos compartilhem o que sabem sobre o tema em inglês. Para finalizar esta etapa, apresente um exemplo de acróstico simples.

  2. Etapa 2 - Introdução ao conceito de acróstico

    Apresente o conceito de acróstico em inglês e explique como eles são formados. Será apresentado exemplos de diferentes tipos de acrósticos e sua aplicação em diferentes situações.

  3. Etapa 3 - Criação de um mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios para criar um mapa conceitual sobre o tema "What is an Acrostic?". O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar as informações apresentadas em sala para aprofundar o tema.

  4. Etapa 4 - Troca de informações entre as duplas/trios

    Os alunos vão trocar seus mapas conceituais com outras duplas/trios. Eles devem analisar o mapa recebido e acrescentar ou corrigir informações.

  5. Etapa 5 - Criação de um acróstico em inglês

    Os alunos devem criar um acróstico em inglês usando uma palavra relacionada ao tema. Eles podem usar os mapas conceituais criados anteriormente como base para a criação do acróstico.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos acrósticos

    Cada dupla/trio apresenta o seu acróstico para a turma. Você pode avaliar os acrósticos a partir dos critérios de avaliação definidos previamente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre o tema e a importância dos acrósticos na produção de texto em inglês. Será aberto um espaço para os alunos compartilharem suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de escrita em inglês.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Desenvolvimento da habilidade de análise e síntese de informação.
  • Estimular a cooperação e interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do conceito de acróstico.
  • Clareza e coerência na produção do mapa conceitual.
  • Qualidade e criatividade na produção do acróstico.
  • Participação e cooperação durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de acróstico de forma clara e didática.
  • Estimular a participação e cooperação dos alunos.
  • Avaliar a qualidade dos mapas conceituais e dos acrósticos produzidos pelos alunos.
  • Conduzir a conclusão da atividade e fazer as considerações finais.

Ações do aluno

  • Analisar e sintetizar as informações apresentadas pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema proposto.
  • Cooperar com os colegas durante a criação do mapa conceitual e na troca de informações.
  • Produzir um acróstico em inglês de forma criativa e coerente.