Aula sobre What Is An Acrostic O Que E Um Acrostico

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, vamos explorar o que é um acróstico e como podemos criá-los em inglês. Para contextualizar o tema, podemos explorar exemplos de acrósticos em inglês, como poemas, músicas e até mesmo anúncios publicitários. Os estudantes vão perceber como essa técnica é usada para enfatizar determinadas palavras e criar um efeito especial em um texto. Vamos usar a metodologia ativa Ensino Híbrido para que os alunos possam criar seus próprios modelos de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos, a fim de alcançarmos nosso objetivo final: desenvolver a habilidade de reconstruir, editar e publicar textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é um acróstico e o que é necessário para criá-lo. Tendo em vista a metodologia escolhida, os estudantes devem criar um modelo de registro de aprendizagem e preencher o check-in comentando sobre como chegam nessa atividade e registrando conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Exemplo

    Para exemplificar o tema, você pode apresentar exemplos de acrósticos em inglês, como poemas e músicas famosos. Explore com os estudantes como o acróstico é usado em diferentes tipos de texto e o que eles têm em comum.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Em grupos, os alunos vão construir uma apresentação de forma colaborativa enfatizando os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar.Eles devem criar seus próprios acrósticos em inglês, usando palavras ou frases relacionadas a um tema escolhido por você.

  4. Etapa 4 - Edição e Revisão

    Em sala, antes das apresentações, os alunos devem revisar e editar seus acrósticos com a sua ajuda. Você deve incentivar a criatividade deles e orientá-los na produção de seus textos. Os grupos devem compartilhar seus acrósticos com a turma e fornecer feedback construtivo aos colegas. Ao final, eles preenchem o check-out em seu registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Publicação

    Os alunos devem publicar seus acrósticos em um mural virtual ou físico na sala de aula. Eles também devem refletir sobre o processo de criação do acróstico e como a metodologia ativa ajudou no aprendizado e na produção do texto.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando o que os alunos aprenderam sobre acrósticos e incentivando-os a usar essa técnica em futuras produções de texto em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir acrósticos em inglês;
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos na revisão e edição de seus textos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de seus acrósticos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconstruir e editar textos para publicação;
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para envolver os alunos no processo de aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado da técnica de acróstico em inglês;
  • Criatividade e originalidade na produção do texto;
  • Habilidade em revisar e editar o texto com auxílio do professor e dos colegas;
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação do acróstico e a metodologia utilizada;
  • Compreensão do uso de acrósticos em diferentes tipos de texto em inglês.

Ações do professor

  • Explicar claramente o que é um acróstico e como criá-lo em inglês;
  • Apresentar exemplos práticos de acrósticos em diferentes tipos de texto em inglês;
  • Fornecer orientação e feedback aos alunos ao longo do processo de criação do acróstico;
  • Auxiliar os alunos na revisão e edição de seus textos;
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo de criação do acróstico e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem e registrar o check-in;
  • Produzir um acróstico em inglês com base em um tema escolhido pelo professor;
  • Compartilhar seus acrósticos com os colegas e fornecer feedback construtivo;
  • Revisar e editar seus acrósticos com a ajuda do professor e dos colegas;
  • Publicar seus acrósticos em um mural virtual ou físico e refletir sobre o processo de criação do acróstico e a metodologia utilizada.