Aula sobre What Is An Acrostic O Que E Um Acrostico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de apresentar o tema, é importante fazer uma breve introdução sobre a existência dos acrósticos e suas aplicações. Explique que os acrósticos são um recurso literário em que as primeiras letras de cada palavra formam uma expressão relacionada ao tema, palavra ou nome. Em seguida, apresente alguns exemplos de acrósticos, como a palavra AMOR (Amar é divino, Muito mais que paixão, O que sinto por você, Razão da minha vida) e o nome BRASIL (Bandeira verde e amarela, Rio Amazonas e outros rios, A Amazônia, São Paulo, Interior e litoral, Língua portuguesa). Nesta atividade, os alunos vão conhecer o que é um acróstico e como utilizá-lo na criação de um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Vídeo explicativo

    Selecione um vídeo explicando o que é um acróstico e como utilizá-lo na criação de mapas conceituais. Peça que os alunos assistam ao vídeo, fazendo anotações sobre o que entenderam e possíveis dúvidas.

  2. Etapa 2 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre acrósticos e apresentar alguns exemplos. Pergunte o que eles entenderam do vídeo e tire dúvidas. Em seguida, abra uma discussão sobre a utilidade e aplicação dos acrósticos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos vão criar um mapa conceitual utilizando o tema "What is an Acrostic?". Na primeira etapa, os alunos devem criar uma ideia central e 8 sub-ideias (que serão as primeiras letras de cada palavra dos subtópicos) relacionadas ao tema. Na segunda etapa, cada sub-ideia deve ter pelo menos 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para ajudar os alunos, você pode disponibilizar alguns exemplos de mapas conceituais prontos.

  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive uma discussão sobre as diferentes ideias e como elas podem se relacionar entre si.

  5. Etapa 5 - Correção e edição final

    Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos devem realizar a correção e aprimoramento dos mapas. Você deve orientá-los nas correções e aprimoramentos necessários, para que o mapa conceitual possa ser apresentado ao final.

  6. Etapa 6 - Publicação final

    Os alunos vão apresentar novamente seus mapas conceituais para a turma, com as correções e aprimoramentos necessários, e serão publicados em um mural ou em uma plataforma digital.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a habilidade de reconstruir textos;
  • Proporcionar o aprimoramento da leitura e escrita em inglês dos alunos;
  • Promover a cooperação e a troca de conhecimentos entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos elementos da estrutura dos acrósticos;
  • Criação de um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias;
  • Correção e edição do mapa conceitual;
  • Participação e cooperação durante a atividade;
  • Aperfeiçoamento da habilidade em reconstruir textos.

Ações do professor

  • Enviar um vídeo explicativo sobre acrósticos e mapas conceituais;
  • Disponibilizar exemplos de mapas conceituais prontos;
  • Incentivar uma discussão sobre as diferentes ideias apresentadas pelos alunos;
  • Orientar os alunos nas correções e aprimoramentos necessários para o mapa conceitual;
  • Estimular a cooperação e a troca de conhecimentos entre os estudantes.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual relacionado ao tema;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Realizar as correções e aprimoramentos necessários no mapa conceitual;
  • Participar e cooperar durante a atividade;
  • Aperfeiçoar a habilidade em reconstruir textos.