Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Além disso, a metodologia ativa Cultura Maker será aplicada, como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e incentive os alunos a refletirem sobre suas próprias origens e cultura.Em seguida, explique os objetivos e como a metodologia ativa Cultura Maker será aplicada.
Os alunos serão convidados a criar seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: _Que bom, Que pena e Que tal_.
Etapa 2 - Preparação para entrevistas
Professor, apresente algumas perguntas básicas que os alunos podem fazer para entrevistar seus colegas, como "Qual é o seu nome?", "De onde você é?", "Quantos irmãos você tem?", "Qual é o seu hobby?", entre outras.Tire as possíveis dúvidas e ajude os alunos a prepararem suas perguntas.Etapa 3 - Entrevistas
Os alunos irão entrevistar seus colegas para conhecer suas histórias de vida.Monitore as entrevistas e auxilie os alunos em caso de dúvidas ou dificuldades.
Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Professor, forneça exemplos e oriente os alunos em sua criação.
Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada aluno irá apresentar seu modelo e compartilhar suas experiências com a turma.Incentive a discussão e o debate sobre as diferentes histórias e culturas apresentadas.
Etapa 6 - Conclusão
O professor irá concluir a aula destacando a importância da habilidade de se comunicar em Inglês e conhecer diferentes culturas. Os alunos serão incentivados a continuar a desenvolver essas habilidades fora da sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos
- Desenvolver a habilidade de entrevistar e conhecer diferentes culturas
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe
Critérios de avaliação
- Habilidade de se comunicar em Inglês
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
- Participação no debate e na discussão da turma
- Habilidade de entrevistar e conhecer diferentes culturas
- Colaboração e trabalho em equipe
Ações do professor
- Explicar e orientar sobre o tema e a metodologia
- Auxiliar os alunos na preparação das perguntas para entrevistas
- Monitorar as entrevistas e auxiliar os alunos em caso de dúvidas ou dificuldades
- Fornecer exemplos e orientar os alunos na criação de seus modelos
- Incentivar a discussão e o debate sobre as diferentes histórias e culturas apresentadas
Ações do aluno
- Refletir sobre suas próprias origens e cultura
- Preparar as perguntas para entrevistas
- Entrevistar seus colegas para conhecer suas histórias de vida
- Criar seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs
- Apresentar e compartilhar suas experiências com a turma.