Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos têm a oportunidade de desenvolver a habilidade de entrevistar seus colegas para conhecer suas histórias de vida. Esse tema é importante, pois possibilita aos alunos desenvolver habilidades comunicativas e praticar o vocabulário sobre nacionalidades, países e idiomas. A metodologia Design Sprint será utilizada.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o tema "Where are you from?" e apresentando um vídeo curto com exemplos práticos e diferentes nacionalidades. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para discutir as diferentes nacionalidades presentes na turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada aluno escolherá um colega para entrevistar e fazer uma apresentação de slides sobre a nacionalidade e cultura do entrevistado.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos apresentarão suas entrevistas e slides para a turma, utilizando o vocabulário previamente estudado.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Em grupos, os alunos criarão um painel com as diferentes nacionalidades e culturas presentes na turma, utilizando fotos, mapas e anotações que foram coletadas durante a entrevista.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará seu painel para a turma, respondendo a perguntas sobre as diferentes nacionalidades e culturas presentes na turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades comunicativas em Inglês
  • Ampliar o vocabulário sobre nacionalidades, países e idiomas
  • Estimular a curiosidade sobre diferentes culturas e países

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas diferentes etapas da atividade
  • Uso correto do vocabulário e gramática em Inglês
  • Qualidade da apresentação de slides e painel pelos alunos
  • Respeito às diferentes culturas e nacionalidades presentes na turma

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da atividade
  • Orientar os alunos na escolha do colega para entrevistar
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas diferentes etapas da atividade
  • Fornecer feedback para os alunos sobre suas apresentações
  • Garantir um ambiente respeitoso e inclusivo na sala de aula

Ações do aluno

  • Escolher um colega para entrevistar
  • Preparar uma apresentação de slides sobre a nacionalidade e cultura do entrevistado
  • Participar ativamente das diferentes etapas da atividade
  • Respeitar as diferentes culturas e nacionalidades presentes na turma
  • Apresentar sua entrevista e painel para a turma de forma clara e objetiva.