Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos têm a oportunidade de desenvolver a habilidade de entrevistar seus colegas para conhecer suas histórias de vida. Esse tema é importante, pois possibilita aos alunos desenvolver habilidades comunicativas e praticar o vocabulário sobre nacionalidades, países e idiomas. A metodologia Design Sprint será utilizada.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando o tema "Where are you from?" e apresentando um vídeo curto com exemplos práticos e diferentes nacionalidades. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para discutir as diferentes nacionalidades presentes na turma.Etapa 2 - Esboçar
Cada aluno escolherá um colega para entrevistar e fazer uma apresentação de slides sobre a nacionalidade e cultura do entrevistado.Etapa 3 - Decidir
Os alunos apresentarão suas entrevistas e slides para a turma, utilizando o vocabulário previamente estudado.Etapa 4 - Prototipar
Em grupos, os alunos criarão um painel com as diferentes nacionalidades e culturas presentes na turma, utilizando fotos, mapas e anotações que foram coletadas durante a entrevista.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresentará seu painel para a turma, respondendo a perguntas sobre as diferentes nacionalidades e culturas presentes na turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades comunicativas em Inglês
- Ampliar o vocabulário sobre nacionalidades, países e idiomas
- Estimular a curiosidade sobre diferentes culturas e países
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas diferentes etapas da atividade
- Uso correto do vocabulário e gramática em Inglês
- Qualidade da apresentação de slides e painel pelos alunos
- Respeito às diferentes culturas e nacionalidades presentes na turma
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da atividade
- Orientar os alunos na escolha do colega para entrevistar
- Estimular a participação ativa dos alunos nas diferentes etapas da atividade
- Fornecer feedback para os alunos sobre suas apresentações
- Garantir um ambiente respeitoso e inclusivo na sala de aula
Ações do aluno
- Escolher um colega para entrevistar
- Preparar uma apresentação de slides sobre a nacionalidade e cultura do entrevistado
- Participar ativamente das diferentes etapas da atividade
- Respeitar as diferentes culturas e nacionalidades presentes na turma
- Apresentar sua entrevista e painel para a turma de forma clara e objetiva.