Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Além disso, a atividade proposta neste plano de aula permitirá que os alunos conheçam melhor seus colegas de classe e criem um ambiente mais colaborativo e inclusivo.
A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos escrevem no modelo de registro de aprendizagem o que já sabem sobre o tema "Where are you from?" e possíveis países de origem de seus colegas de classe.Dê exemplos de perguntas para ajudar os alunos a elaborar suas respostas.
Etapa 2 - Vídeo
Apresente um pequeno vídeo com trechos de pessoas de diferentes países dizendo de onde são. Os alunos devem prestar atenção e escrever no modelo suas conclusões sobre as diferenças e semelhanças entre as diferentes pronúncias.Em seguida, os alunos devem fazer duplas e praticam a pronúncia de algumas palavras com seus colegas de classe.
Etapa 3 - Entrevista
Os alunos devem entrevistar pelo menos dois colegas de classe e registrar suas respostas no modelo de registro de aprendizagem.Professor, estimule perguntas como "Where are you from?", "What is your hometown like?" e "What are some interesting facts about your country?" para orientar os alunos e circule pela sala para ajudar os alunos na elaboração das perguntas e na correção da pronúncia.
Etapa 4 - Check-out
Os alunos escrevem no modelo o que aprenderam com a atividade e possíveis novas perguntas que surgiram. Em seguida, alguns alunos têm a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma.Etapa 5 - Tarefa para casa
Os alunos devem escrever um pequeno texto em Inglês sobre sua entrevista com um colega de classe. O texto deve incluir informações sobre a origem do colega, sua cidade natal e curiosidades que surgiram na entrevista.Etapa 6 - Check-in e Correção
Os alunos fazem o Check-in e compartilham seus textos com seus colegas de classe.Professor, selecione alguns textos para corrigir com a turma, destacando erros comuns e fornecendo dicas de gramática.
Etapa 7 - Check-out
Os alunos escrevem no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam com a atividade e possíveis novas perguntas que surgiram.Em seguida, alguns alunos têm a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de entrevistar colegas de classe em Inglês.
- Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos.
- Promover a inclusão e o respeito às diferenças culturais.
Critérios de avaliação
- Correção gramatical do texto escrito em Inglês sobre a entrevista.
- Uso correto da pronúncia das palavras em Inglês durante a entrevista.
- Participação ativa na atividade de entrevistar colegas de classe.
- Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Fornecer exemplos de perguntas para auxiliar os alunos na elaboração de suas respostas.
- Circular pela sala para ajudar os alunos na elaboração das perguntas e na correção da pronúncia.
- Selecionar alguns textos para corrigir com a turma, destacando erros comuns e fornecendo dicas de gramática.
Ações do aluno
- Elaborar perguntas para entrevistar seus colegas de classe.
- Participar ativamente da entrevista de seus colegas de classe e corrigir sua própria pronúncia e gramática.
- Escrever um pequeno texto em Inglês sobre a entrevista com um colega de classe.