Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Where are you from?" é uma pergunta comum em conversas em Inglês. Saber como responder a essa pergunta e conseguir entrevistar outras pessoas pode ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades comunicativas.

Além disso, a atividade proposta neste plano de aula permitirá que os alunos conheçam melhor seus colegas de classe e criem um ambiente mais colaborativo e inclusivo.

A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos escrevem no modelo de registro de aprendizagem o que já sabem sobre o tema "Where are you from?" e possíveis países de origem de seus colegas de classe.

    Dê exemplos de perguntas para ajudar os alunos a elaborar suas respostas.


  2. Etapa 2 - Vídeo

    Apresente um pequeno vídeo com trechos de pessoas de diferentes países dizendo de onde são. Os alunos devem prestar atenção e escrever no modelo suas conclusões sobre as diferenças e semelhanças entre as diferentes pronúncias.

    Em seguida, os alunos devem fazer duplas e praticam a pronúncia de algumas palavras com seus colegas de classe.


  3. Etapa 3 - Entrevista

    Os alunos devem entrevistar pelo menos dois colegas de classe e registrar suas respostas no modelo de registro de aprendizagem.

    Professor, estimule perguntas como "Where are you from?", "What is your hometown like?" e "What are some interesting facts about your country?" para orientar os alunos e circule pela sala para ajudar os alunos na elaboração das perguntas e na correção da pronúncia.


  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos escrevem no modelo o que aprenderam com a atividade e possíveis novas perguntas que surgiram. Em seguida, alguns alunos têm a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma.

  5. Etapa 5 - Tarefa para casa

    Os alunos devem escrever um pequeno texto em Inglês sobre sua entrevista com um colega de classe. O texto deve incluir informações sobre a origem do colega, sua cidade natal e curiosidades que surgiram na entrevista.

  6. Etapa 6 - Check-in e Correção

    Os alunos fazem o Check-in e compartilham seus textos com seus colegas de classe.

    Professor, selecione alguns textos para corrigir com a turma, destacando erros comuns e fornecendo dicas de gramática.


  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos escrevem no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam com a atividade e possíveis novas perguntas que surgiram.

    Em seguida, alguns alunos têm a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de entrevistar colegas de classe em Inglês.
  • Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos.
  • Promover a inclusão e o respeito às diferenças culturais.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical do texto escrito em Inglês sobre a entrevista.
  • Uso correto da pronúncia das palavras em Inglês durante a entrevista.
  • Participação ativa na atividade de entrevistar colegas de classe.
  • Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos de perguntas para auxiliar os alunos na elaboração de suas respostas.
  • Circular pela sala para ajudar os alunos na elaboração das perguntas e na correção da pronúncia.
  • Selecionar alguns textos para corrigir com a turma, destacando erros comuns e fornecendo dicas de gramática.

Ações do aluno

  • Elaborar perguntas para entrevistar seus colegas de classe.
  • Participar ativamente da entrevista de seus colegas de classe e corrigir sua própria pronúncia e gramática.
  • Escrever um pequeno texto em Inglês sobre a entrevista com um colega de classe.