Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Falar sobre sua cidade, país ou cultura pode ser uma ótima oportunidade para os alunos se conhecerem melhor, trocarem experiências e praticarem a língua inglesa de uma forma mais natural.

Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão circular por diferentes estações, realizando atividades relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Warm-up

    Prepare uma breve atividade para aquecer os estudantes, por exemplo: peça que eles falem o nome, a idade e de onde são. Você também pode apresentar um mapa da cidade e convidar os alunos a irem ao quadro e apontarem o bairro onde nasceram.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1

    Na primeira estação, prepare uma atividade em que os alunos terão que completar uma tabela com informações sobre o país onde nasceram, capital, idioma oficial, pontos turísticos, entre outros (em Inglês). Forneça um modelo de tabela para ajudar os alunos.

    Estação 2

    Na segunda estação, os alunos serão responsáveis por criar perguntas para entrevistar seus colegas, para descobrir mais sobre a cidade ou país em que nasceram.

    Forneça exemplos de perguntas, como "What is your favorite food from your country?" (Qual é a sua comida favorita do seu país?) ou "What is the weather like in your hometown?" (Como é o clima na sua cidade natal?).

    Depois, os alunos devem entrevistar um colega diferente.

    Estação 3

    Na terceira estação, prepare um jogo de tabuleiro em que os alunos terão que responder perguntas sobre diferentes países.

    Por exemplo, "What is the national animal of Australia?" (Qual é o animal nacional da Austrália?). O jogo pode incluir informações sobre o idioma, a cultura e a geografia de diferentes países.


  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Depois de todas as estações, os alunos se reunirão em um grupo para discutir o que aprenderam sobre diferentes países e culturas. Inicie um debate em grupo fazendo perguntas abertas, como "What surprised you most about your classmates' countries?" (O que mais te surpreendeu sobre os países de seus colegas?)

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Para finalizar, faça uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas, como viagens ou conversas com pessoas de outros países.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida."
  • Reforçar a habilidade dos alunos em "Identificar informações sobre diferentes países e suas culturas."
  • Estimular a colaboração e o senso de coletividade dos alunos.
  • Promover a prática da língua inglesa em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações.
  • Habilidade dos alunos em completar a tabela com informações sobre seus países.
  • Habilidade dos alunos em criar perguntas relevantes para entrevistar seus colegas.
  • Habilidade dos alunos em responder corretamente às perguntas do jogo de tabuleiro.
  • Contribuição dos alunos no debate em grupo.

Ações do professor

  • Preparar as atividades para cada estação.
  • Orientar os alunos nas diferentes estações.
  • Estimular a participação dos alunos em todas as atividades.
  • Incentivar os alunos a se comunicarem em inglês durante toda a atividade.
  • Realizar a reflexão final sobre o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações.
  • Completar a tabela com informações sobre seus países.
  • Criar perguntas relevantes para entrevistar seus colegas.
  • Responder corretamente às perguntas do jogo de tabuleiro.
  • Contribuir de forma significativa no debate em grupo.