Aula sobre Where Are You From De Onde Voce E

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Where are you from?" é uma questão básica no aprendizado da língua inglesa. É uma pergunta comum que pode ser feita em diversas situações, tanto pessoais quanto profissionais.

Nessa atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de entrevistar colegas a fim de conhecer suas histórias de vida e de onde eles são.

Além disso, os estudantes também terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escuta e comunicação, o que é essencial para o aprendizado do Inglês como língua estrangeira.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos: "Where are you from?" em Inglês.

    Em seguida, apresente uma lista de países em Inglês, solicitando que os alunos identifiquem o país de origem de cada aluno.

    Explique que a atividade de hoje será desenvolvida por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e que a aula estimulará a imersão dos estudantes na língua.


  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente aos alunos a Dinâmica dos 3 Qs e explique o que cada campo significa. Em seguida, os alunos criam um modelo (em folha de caderno ou em uma plataforma digital) para utilizar ao entrevistar seus colegas.

  3. Etapa 3 - Preparação para a entrevista

    Os alunos têm 15 minutos para se reunirem em grupos de 2 ou 3 e prepararem as perguntas que farão aos seus colegas.

    Professor, sugira algumas perguntas para ajudar nesse processo, como "What is your name?", "How old are you?", "What do you like to do in your free time?", "Where are you from?".


  4. Etapa 4 - Entrevistas

    Os alunos fazem as entrevistas, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

    Professor, circule pela sala para auxiliar os alunos, tirando dúvidas e dando dicas sobre a pronúncia correta das palavras.


  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos refletem sobre as entrevistas que realizaram e preenchem o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com as suas impressões sobre cada colega entrevistado.

    Professor, estimule-os a falar sobre coisas que descobriram durante as entrevistas e como se sentiram nesse processo.


  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo da atividade e pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.

    Apresente também aos alunos uma música ou um vídeo relacionado ao tema para finalizar a aula.


  7. Etapa 7 - Produção de texto

    Os alunos produzem um texto em Inglês falando sobre os colegas que entrevistaram. O professor pode pedir que os alunos tragam o texto para a próxima aula para serem trocados e corrigidos pelos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação por meio de uma atividade lúdica;
  • Desenvolver habilidades cognitivas através da formulação de perguntas e respostas em Inglês;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem da língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade, realizando as entrevistas e preenchendo o modelo da Dinâmica dos 3 Qs corretamente;
  • Utilização correta das estruturas gramaticais e vocabulário em Inglês;
  • Produção do texto sobre os colegas entrevistados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Explicar a metodologia ativa utilizada (Sala de Aula Invertida) e suas expectativas para a aula;
  • Auxiliar os alunos durante as entrevistas e esclarecer dúvidas sobre a língua inglesa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade, formulando perguntas e respondendo em Inglês;
  • Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário em Inglês;
  • Preencher corretamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs e produzir um texto sobre os colegas entrevistados.