Aula sobre Why Are There Museums Por Que Existem Museus

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, será explorado o tema "Why are there museums? - Por que existem museus?". Museus existem para preservar e exibir objetos históricos, científicos, artísticos e culturais. Eles são importantes para nos ajudar a entender e apreciar a história e a cultura do nosso mundo. Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um diário de bordo sobre o tema. Isso os ajudará a aprimorar sua habilidade de investigar o alcance da língua inglesa no mundo. O diário de bordo terá três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. Ao final, os alunos terão um registro completo do processo de aprendizagem e as soluções encontradas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie apresentando o tema "Why are there museums?" com um vídeo curto que explique a importância dos museus para preservar e exibir objetos históricos, científicos, artísticos e culturais. Forneça exemplos para ajudar os alunos a entender melhor a importância dos museus.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir o tema e apresente o modelo de diário de bordo. Explique que cada grupo deverá completar o diário de bordo até o final da atividade.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deve criar uma lista de problemas relacionados a museus. Eles podem pensar em questões como: Qual é a importância dos museus para preservar a cultura? Por que o governo deve financiar museus? Por que os museus têm dificuldade em atrair jovens? Os alunos devem escolher um problema e apresentá-lo em inglês.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve propor soluções para o problema que eles identificaram na etapa anterior. Os alunos podem pensar em ideias como: Como os museus podem se tornar mais atrativos para os jovens? Como os museus podem se comunicar melhor com o público? Como os museus podem se tornar mais inclusivos? Os alunos devem apresentar suas ideias em inglês.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma solução para o problema identificado na primeira etapa. Eles devem elaborar um plano para implementar a solução e apresentá-lo em inglês em forma de diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu diário de bordo para a turma em inglês. Os alunos são encorajados a fazer perguntas e comentários.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo das ideias e soluções apresentadas pelos grupos. É importante destacar como a língua inglesa é importante para compreender a cultura de outros países e para se comunicar com pessoas de diferentes origens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de investigar o alcance da língua inglesa no mundo através da pesquisa de museus.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Conscientizar sobre a importância dos museus na preservação da cultura e história do mundo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos alunos.
  • Clareza e coerência das apresentações dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na discussão em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades.
  • Dar feedback construtivo aos alunos sobre suas apresentações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar soluções criativas e originais para o problema proposto.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e coerente.