Aula sobre Why Are There Museums Por Que Existem Museus
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta atividade, será explorado o tema "Why are there museums? - Por que existem museus?". Museus existem para preservar e exibir objetos históricos, científicos, artísticos e culturais. Eles são importantes para nos ajudar a entender e apreciar a história e a cultura do nosso mundo. Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um diário de bordo sobre o tema. Isso os ajudará a aprimorar sua habilidade de investigar o alcance da língua inglesa no mundo. O diário de bordo terá três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. Ao final, os alunos terão um registro completo do processo de aprendizagem e as soluções encontradas.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie apresentando o tema "Why are there museums?" com um vídeo curto que explique a importância dos museus para preservar e exibir objetos históricos, científicos, artísticos e culturais. Forneça exemplos para ajudar os alunos a entender melhor a importância dos museus.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutir o tema e apresente o modelo de diário de bordo. Explique que cada grupo deverá completar o diário de bordo até o final da atividade.Etapa 3 - Problema
Cada grupo deve criar uma lista de problemas relacionados a museus. Eles podem pensar em questões como: Qual é a importância dos museus para preservar a cultura? Por que o governo deve financiar museus? Por que os museus têm dificuldade em atrair jovens? Os alunos devem escolher um problema e apresentá-lo em inglês.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Cada grupo deve propor soluções para o problema que eles identificaram na etapa anterior. Os alunos podem pensar em ideias como: Como os museus podem se tornar mais atrativos para os jovens? Como os museus podem se comunicar melhor com o público? Como os museus podem se tornar mais inclusivos? Os alunos devem apresentar suas ideias em inglês.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deve escolher uma solução para o problema identificado na primeira etapa. Eles devem elaborar um plano para implementar a solução e apresentá-lo em inglês em forma de diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu diário de bordo para a turma em inglês. Os alunos são encorajados a fazer perguntas e comentários.Etapa 7 - Conclusão
Faça um resumo das ideias e soluções apresentadas pelos grupos. É importante destacar como a língua inglesa é importante para compreender a cultura de outros países e para se comunicar com pessoas de diferentes origens.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de investigar o alcance da língua inglesa no mundo através da pesquisa de museus.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Conscientizar sobre a importância dos museus na preservação da cultura e história do mundo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos alunos.
- Clareza e coerência das apresentações dos diários de bordo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos nas atividades.
- Dar feedback construtivo aos alunos sobre suas apresentações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar soluções criativas e originais para o problema proposto.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e coerente.