Aula sobre Why Are There Museums Por Que Existem Museus

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Museus são espaços importantes para preservação e divulgação da cultura e história da humanidade. Eles guardam objetos e informações que ajudam a entender quem somos e de onde viemos. Nesta atividade, os alunos irão estudar o tema "Why are there museums?" para entenderem a importância dessa instituição na nossa sociedade. A metodologia ativa escolhida é a Cultura Maker, em que os alunos serão desafiados a criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em investigar o alcance da língua inglesa no mundo, como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie pedindo aos alunos para compartilharem suas experiências em museus, perguntando-lhes o que eles acham que é um museu, como funcionam, para que servem, enfim, estimulando a participação de todos. Introduza, em seguida, o tema "Why are there museums?", usando um vídeo educacional como recurso didático para abordar a importância dos museus no mundo e suas diferentes funções.

  2. Etapa 2 - Seleção de informações

    Os alunos trabalharão em grupos de 4 para buscar informações sobre a história dos museus e as suas principais funções. Eles utilizarão a internet e outros recursos disponíveis, como livros e revistas, para selecionar as informações relevantes para a criação da fanzine.

  3. Etapa 3 - Produção textual

    Nessa etapa, os alunos deverão transformar as informações coletadas em textos curtos com linguagem acessível, organizando a estrutura da fanzine em seus 8 pedaços. Cada aluno ficará responsável por dois pedaços.

  4. Etapa 4 - Produção gráfica

    Nessa etapa, os alunos deverão desenhar, ilustrar e criar os layouts de seus textos, materializando seus conteúdos em uma linguagem visual envolvente para o leitor.

  5. Etapa 5 - Montagem da fanzine

    Aqui os alunos deverão unir suas criações e transformá-las em uma única fanzine, com uma capa e contracapa atrativas e bem elaboradas.

  6. Etapa 6 - Distribuição e leitura

    Nessa etapa, os grupos deverão compartilhar suas fanzines com a turma, apresentando seus conteúdos e tirando dúvidas sobre o tema. Cada aluno pode apresentar seu pedaço ou pode ser escolhido um aluno por grupo para apresentar toda a criação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão rápida sobre a importância do trabalho realizado e motive os alunos para continuar a explorar o tema em outras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Fomentar a participação e integração dos alunos
  • Estimular a criatividade na produção de conteúdo
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização textual
  • Explorar o tema "Why are there museums?" de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de organização textual
  • Habilidade de produção gráfica e design
  • Qualidade e adequação do conteúdo ao tema proposto
  • Capacidade de trabalho em grupo e participação
  • Utilização de recursos relevantes na pesquisa

Ações do professor

  • Proporcionar um ambiente de aprendizado participativo e colaborativo.
  • Estimular os alunos a se expressarem livremente e a se ajudarem mutuamente.
  • Orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades.
  • Oferecer recursos didáticos adequados ao tema proposto.
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e auxiliar os colegas.
  • Buscar informações relevantes para o tema.
  • Desenvolver habilidades de produção gráfica e texto.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e concisa.