Aula sobre Why Are There Museums Por Que Existem Museus
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie com uma introdução sobre o tema, dando exemplos de museus famosos em diferentes países e destacando sua importância.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, cada grupo para uma estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 \- VídeoNesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre um museu famoso em Londres, o British Museum. Após o vídeo, forneça perguntas para os alunos discutirem sobre o conteúdo do vídeo e o que aprenderam sobre o museu.
Estação 2 \- Jogo
Nesta estação, os alunos irão realizar uma atividade interativa na plataforma online Kahoot sobre museus do mundo todo. Os alunos irão jogar em grupo e competir entre si para ver quem acerta mais perguntas sobre museus. Caso não seja possível acessar a plataforma online, é possível adaptar para um jogo de cartas, com perguntas e respostas, sobre museus.
Estação 3 - Pesquisa
Nesta estação, os alunos irão visitar algumas páginas de internet de diferentes museus e tentar descobrir em que língua estão as informações. O grupo deve discutir quais idiomas foram encontrados e por que a língua inglesa é tão comum em conteúdos culturais.
Etapa 4 - Conclusão
Conduza uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação. Encoraje os alunos a fazer conexões entre as diferentes atividades e destacar como a língua inglesa é utilizada em conteúdos culturais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Criar um ambiente de aprendizado interativo e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em cada estação.
- Capacidade de colaboração e trabalho em equipe.
- Demonstrar habilidade de investigação e descoberta.
- Compreensão do conteúdo de museus e sua relação com a língua inglesa.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Elaborar uma introdução clara e envolvente para a aula.
- Fornecer materiais e exemplos práticos que apoiem a aprendizagem dos alunos.
- Conduzir as atividades nas estações e incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos.
- Promover discussões em grupo para que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação.
- Proporcionar feedback construtivo aos alunos durante e após a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente em cada estação.
- Trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.
- Demonstrar habilidade de investigação e descoberta.
- Compreender o conteúdo apresentado na aula e sua relação com a língua inglesa.
- Participar da discussão final em grupo.