Aula sobre Why Are There Museums Por Que Existem Museus

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


"Why Are There Museums?" é uma pergunta que pode atiçar a curiosidade dos estudantes. Nesta prática, os alunos irão responder essa pergunta e analisar o papel dos museus na sociedade moderna. Museus são instituições que armazenam artefatos, desde objetos comuns até obras de arte e relíquias históricas. Eles oferecem uma visão sobre a história e cultura de uma sociedade, servindo como uma forma de preservar e compartilhar o patrimônio cultural e histórico. Com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão encorajados a desenvolver um mapa conceitual sobre a importância dos museus na sociedade. Os alunos devem investigar o alcance da língua inglesa no mundo e como ela é utilizada em museus.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tópico "Why Are There Museums?" e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre museus. Em seguida, introduza o conceito de patrimônio cultural e sua importância.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos para realizar uma pesquisa sobre a história dos museus e seu papel na sociedade. Forneça recursos para pesquisa na internet, como artigos e vídeos, e incentive a utilização da língua inglesa para pesquisar informações.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Após a pesquisa, os alunos, em grupos, irão criar um mapa conceitual sobre a importância dos museus na sociedade. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique a eles como criar um mapa conceitual e aponte ferramentas que possam auxiliar na sua construção.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos vão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Durante as apresentações, os alunos devem explicar as sub-ideias que estão representadas no mapa conceitual, destacando o que eles descobriram sobre a importância dos museus na sociedade.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, abra um espaço para discussão em grupo. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões sobre o papel dos museus na sociedade. Faça perguntas exploratórias, como "Qual é a importância de um museu para uma cidade?" e "Por que o patrimônio cultural deve ser preservado?" para estimular a discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Produção Textual

    Os alunos irão produzir um texto em inglês sobre a importância dos museus na sociedade. O texto deverá ser baseado no mapa conceitual criado pelo grupo e deve conter informações relevantes e bem estruturadas. Dê orientações sobre como escrever um texto coeso e coerente em inglês.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre reforçando a importância dos museus na sociedade e incentivando os alunos a visitar um museu para experimentar pessoalmente a riqueza cultural que essas instituições oferecem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa em inglês sobre a importância e história dos museus na sociedade.
  • Promover a habilidade de criar um mapa conceitual para organizar informações.
  • Desenvolver a habilidade de produzir um texto coeso e coerente em inglês sobre um tópico específico.
  • Estimular a discussão em grupo para compartilhar opiniões e ideias sobre a importância dos museus na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em inglês sobre museus.
  • Criação de um mapa conceitual com ideias organizadas e relevantes sobre a importância dos museus na sociedade.
  • Produção de um texto em inglês bem estruturado e com informações relevantes sobre o tópico.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre a importância dos museus na sociedade.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras sobre como criar um mapa conceitual e produzir um texto em inglês coeso e coerente.
  • Estimular a pesquisa em inglês sobre o tópico proposto.
  • Apoiar a discussão em grupo sobre a importância dos museus na sociedade.
  • Oferecer feedback construtivo sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em inglês sobre museus.
  • Criar um mapa conceitual com ideias relevantes e bem organizadas sobre a importância dos museus na sociedade.
  • Produzir um texto em inglês coeso e coerente sobre o tópico.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre a importância dos museus na sociedade.
  • Oferecer feedback construtivo para os colegas durante as apresentações.