Aula sobre William Turner Aquarelista

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


William Turner é um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Seu trabalho é marcado pela habilidade em retratar paisagens, luz e atmosfera de forma única. Os alunos terão a oportunidade de conhecer a técnica da aquarela e a obra de Turner, contextualizando-a no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, em que os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra de Turner e a técnica da aquarela, contextualizando a época em que o artista viveu e sua importância para a história da arte. Os alunos serão convidados a observar as obras e a identificar as características da técnica.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de pesquisar sobre a vida e obra de Turner, bem como sobre a técnica da aquarela. Eles deverão registrar as informações em um diário de bordo, no campo de Problema.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os grupos deverão analisar as informações coletadas e identificar os principais aspectos da obra de Turner e da técnica da aquarela. Eles deverão registrar as informações no campo de Geração de Alternativas.

  4. Etapa 4 - Criação

    Com base nas informações coletadas e analisadas, os grupos deverão criar uma obra de arte utilizando a técnica da aquarela, inspirada na obra de Turner. Eles deverão registrar o processo criativo no campo de Solução do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentarão suas obras e o processo criativo para a turma. Faça uma análise crítica das obras e dos diários de bordo, destacando os pontos positivos e negativos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre a importância da técnica da aquarela e da obra de Turner na história da arte.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da pesquisa e da análise crítica na aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Contextualizar a obra de Turner no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a análise crítica das obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre a obra criada e a técnica da aquarela.
  • Qualidade da pesquisa e da análise crítica no diário de bordo.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Turner e a técnica da aquarela.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Fazer a análise crítica das obras e dos diários de bordo.
  • Reforçar a importância da pesquisa e da análise crítica na aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Turner e sobre a técnica da aquarela.
  • Analisar as informações coletadas e identificar os principais aspectos da obra de Turner e da técnica da aquarela.
  • Criar uma obra de arte utilizando a técnica da aquarela, inspirada na obra de Turner.
  • Registrar o processo criativo no diário de bordo.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e sobre a importância da técnica da aquarela e da obra de Turner na história da arte.