Aula sobre William Turner Aquarelista
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
William Turner é um dos mais importantes artistas aquarelistas da história da arte. Ele é conhecido por suas paisagens e marinas, que apresentam uma técnica única de pintura com água. Os alunos irão conhecer a obra de Turner e aprender a contextualizá-la no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos trabalharão em grupos para criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a obra de William Turner e contextualize-a no tempo e no espaço. Os alunos serão convidados a observar algumas das obras do artista e a compartilhar suas impressões sobre elas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel e um lápis para anotar suas ideias.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Os grupos irão criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade. O template deve conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Pesquisa sobre a obra de Turner
Cada grupo deverá pesquisar sobre a obra de William Turner e selecionar uma obra para apresentar aos demais grupos. Eles deverão analisar a obra escolhida e contextualizá-la no tempo e no espaço. Os grupos deverão utilizar o template de avaliação criado na etapa anterior para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.Etapa 5 - Apresentação das obras
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a obra escolhida e contextualizá-la no tempo e no espaço. Os demais grupos deverão utilizar o template de avaliação para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os grupos deverão se reunir para discutir as obras apresentadas e compartilhar suas impressões sobre elas.Etapa 7 - Conclusão
Encerre, destacando a importância da contextualização da obra de William Turner no tempo e no espaço e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de outros grupos, utilizando critérios pré-estabelecidos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar a obra de William Turner e contextualizá-la no tempo e no espaço.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de avaliação.
- Acompanhar o desenvolvimento da atividade e auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Encerrar a aula destacando a importância da contextualização da obra de William Turner no tempo e no espaço.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
- Pesquisar sobre a obra de William Turner e selecionar uma obra para apresentar aos demais grupos.
- Apresentar a obra escolhida e contextualizá-la no tempo e no espaço.
- Avaliar o desempenho dos demais grupos utilizando o template de avaliação criado na etapa anterior.
- Participar da discussão em grupo e compartilhar suas impressões sobre as obras apresentadas.