Aula sobre William Turner Aquarelista

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


William Turner é um dos mais importantes artistas aquarelistas da história da arte. Ele é conhecido por suas paisagens e marinas, que apresentam uma técnica única de pintura com água. Os alunos irão conhecer a obra de Turner e aprender a contextualizá-la no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos trabalharão em grupos para criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra de William Turner e contextualize-a no tempo e no espaço. Os alunos serão convidados a observar algumas das obras do artista e a compartilhar suas impressões sobre elas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel e um lápis para anotar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos irão criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade. O template deve conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre a obra de Turner

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a obra de William Turner e selecionar uma obra para apresentar aos demais grupos. Eles deverão analisar a obra escolhida e contextualizá-la no tempo e no espaço. Os grupos deverão utilizar o template de avaliação criado na etapa anterior para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a obra escolhida e contextualizá-la no tempo e no espaço. Os demais grupos deverão utilizar o template de avaliação para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os grupos deverão se reunir para discutir as obras apresentadas e compartilhar suas impressões sobre elas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre, destacando a importância da contextualização da obra de William Turner no tempo e no espaço e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de outros grupos, utilizando critérios pré-estabelecidos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de William Turner e contextualizá-la no tempo e no espaço.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de avaliação.
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade e auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Encerrar a aula destacando a importância da contextualização da obra de William Turner no tempo e no espaço.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre a obra de William Turner e selecionar uma obra para apresentar aos demais grupos.
  • Apresentar a obra escolhida e contextualizá-la no tempo e no espaço.
  • Avaliar o desempenho dos demais grupos utilizando o template de avaliação criado na etapa anterior.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar suas impressões sobre as obras apresentadas.