Aula sobre William Turner Aquarelista
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
William Turner é um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Ele viveu na Inglaterra no século XIX e é conhecido por suas paisagens impressionantes e sua técnica única de pintura com aquarela. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de Turner, além de aprender sobre a técnica de aquarela. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando a biografia de William Turner e algumas de suas obras mais famosas. Em seguida, explique a técnica de aquarela e como ela é utilizada na arte.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação das cartas
Cada grupo criará 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com informações sobre a vida e obra de Turner, além de curiosidades sobre a técnica de aquarela.Etapa 4 - Troca de cartas
Os grupos trocarão suas cartas com outros grupos.Etapa 5 - Jogo
Cada grupo jogará o jogo criado por outro grupo. O objetivo é acertar o maior número de perguntas possível.Etapa 6 - Discussão
Após o jogo, os alunos discutirão o que aprenderam sobre William Turner e a técnica de aquarela.Etapa 7 - Produção
Cada grupo escolherá uma obra de William Turner e fará uma releitura utilizando a técnica de aquarela.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de síntese e organização das informações.
- Estimular a curiosidade e o interesse pela arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação das cartas de perguntas e afirmações.
- Desempenho no jogo criado por outro grupo.
- Qualidade da releitura da obra de William Turner utilizando a técnica de aquarela.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Organização e clareza na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar a biografia de William Turner e suas obras mais famosas.
- Explicar a técnica de aquarela e como ela é utilizada na arte.
- Orientar os alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
- Supervisionar o jogo e as discussões em grupo.
- Auxiliar os alunos na releitura da obra de William Turner utilizando a técnica de aquarela.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de William Turner.
- Criar as cartas de perguntas e afirmações.
- Jogar o jogo criado por outro grupo.
- Discutir em grupo o aprendido sobre William Turner e a técnica de aquarela.
- Produzir uma releitura da obra de William Turner utilizando a técnica de aquarela.