Aula sobre William Turner Aquarelista

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


William Turner é um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Ele viveu na Inglaterra no século XIX e é conhecido por suas paisagens impressionantes e sua técnica única de pintura com aquarela. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de Turner, além de aprender sobre a técnica de aquarela. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando a biografia de William Turner e algumas de suas obras mais famosas. Em seguida, explique a técnica de aquarela e como ela é utilizada na arte.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Cada grupo criará 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com informações sobre a vida e obra de Turner, além de curiosidades sobre a técnica de aquarela.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos trocarão suas cartas com outros grupos.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Cada grupo jogará o jogo criado por outro grupo. O objetivo é acertar o maior número de perguntas possível.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após o jogo, os alunos discutirão o que aprenderam sobre William Turner e a técnica de aquarela.

  7. Etapa 7 - Produção

    Cada grupo escolherá uma obra de William Turner e fará uma releitura utilizando a técnica de aquarela.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e organização das informações.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Desempenho no jogo criado por outro grupo.
  • Qualidade da releitura da obra de William Turner utilizando a técnica de aquarela.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Organização e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia de William Turner e suas obras mais famosas.
  • Explicar a técnica de aquarela e como ela é utilizada na arte.
  • Orientar os alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Supervisionar o jogo e as discussões em grupo.
  • Auxiliar os alunos na releitura da obra de William Turner utilizando a técnica de aquarela.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de William Turner.
  • Criar as cartas de perguntas e afirmações.
  • Jogar o jogo criado por outro grupo.
  • Discutir em grupo o aprendido sobre William Turner e a técnica de aquarela.
  • Produzir uma releitura da obra de William Turner utilizando a técnica de aquarela.