Aula sobre William Turner Aquarelista

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


William Turner foi um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Suas obras são marcadas pela intensa luminosidade e pela representação de paisagens naturais. Os alunos terão a oportunidade de conhecer a obra de Turner e analisar suas técnicas e estilos visuais. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação ativa dos alunos e a reflexão crítica sobre o tema. A partir dessa atividade, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a biografia de William Turner e algumas de suas obras mais famosas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre a vida e obra do artista.

  2. Etapa 2 - Debate sobre as obras

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e escolherá uma obra de Turner para analisar. Os alunos deverão discutir em grupo sobre as técnicas utilizadas pelo artista e como elas contribuem para a representação da paisagem.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os alunos, em grupo, criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a obra escolhida.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos apresentarão suas análises da obra escolhida e os demais alunos farão perguntas e comentários críticos. Medie o debate e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos avaliarão a atividade utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a atividade e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre a vida e obra de William Turner.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a arte e a cultura.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise da obra escolhida.
  • Contribuição significativa para o debate crítico.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e eficiente.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e as obras de William Turner.
  • Mediar o debate crítico e incentivar a participação de todos.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e estimular a continuidade da pesquisa.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de William Turner.
  • Analisar as técnicas utilizadas pelo artista em uma obra escolhida.
  • Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar a obra escolhida.