Aula sobre William Turner Aquarelista
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
William Turner foi um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Suas obras são marcadas pela intensa luminosidade e pela representação de paisagens naturais. Os alunos terão a oportunidade de conhecer a obra de Turner e analisar suas técnicas e estilos visuais. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação ativa dos alunos e a reflexão crítica sobre o tema. A partir dessa atividade, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a biografia de William Turner e algumas de suas obras mais famosas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre a vida e obra do artista.Etapa 2 - Debate sobre as obras
Cada grupo apresentará suas pesquisas e escolherá uma obra de Turner para analisar. Os alunos deverão discutir em grupo sobre as técnicas utilizadas pelo artista e como elas contribuem para a representação da paisagem.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Os alunos, em grupo, criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para avaliar a obra escolhida.Etapa 4 - Debate crítico
Os grupos apresentarão suas análises da obra escolhida e os demais alunos farão perguntas e comentários críticos. Medie o debate e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos avaliarão a atividade utilizando o template criado na etapa 3.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma reflexão sobre a atividade e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre a vida e obra de William Turner.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a arte e a cultura.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise da obra escolhida.
- Contribuição significativa para o debate crítico.
- Criação de um template de avaliação por rubrica coerente e eficiente.
Ações do professor
- Apresentar a biografia e as obras de William Turner.
- Mediar o debate crítico e incentivar a participação de todos.
- Fazer uma reflexão sobre a atividade e estimular a continuidade da pesquisa.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de William Turner.
- Analisar as técnicas utilizadas pelo artista em uma obra escolhida.
- Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar a obra escolhida.