Aula sobre William Turner Aquarelista
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando a vida e obra de William Turner, mostrando algumas de suas obras mais famosas e explicando a técnica da aquarela.Etapa 2 - Estação por Rotações
Estação 1 - Pesquisa sobre a vida e obra de TurnerOs alunos serão divididos em grupos e terão acesso a materiais de pesquisa sobre a vida e obra de Turner. Eles deverão pesquisar sobre a biografia do artista, suas principais obras e a técnica da aquarela. Ao final, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.
Estação 2 - Análise de obras de Turner
Os alunos serão convidados a analisar algumas obras de Turner, observando as cores, as formas e as técnicas utilizadas pelo artista. Eles deverão registrar suas observações em um caderno de anotações.
Estação 3 - Criação de aquarelas
Os alunos terão a oportunidade de colocar em prática a técnica da aquarela, criando suas próprias obras inspiradas nas obras de Turner. Forneça materiais como tintas, pincéis e papel.
Etapa 3 - Socialização das obras
Ao final da aula, os alunos apresentarão suas obras para a turma, explicando as técnicas utilizadas e as inspirações que tiveram.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas sobre a vida e obra de Turner.
- Habilidade na análise de obras de arte.
- Criatividade e originalidade na criação de aquarelas.
- Capacidade de socialização das obras criadas.
Ações do professor
- Apresentar a vida e obra de Turner e a técnica da aquarela.
- Organizar as estações de trabalho e orientar os alunos durante as atividades.
- Fornecer materiais e recursos para a realização das atividades.
- Estimular a participação e a interação dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre a vida e obra de Turner.
- Analisar obras de arte e registrar suas observações em um caderno de anotações.
- Criar aquarelas inspiradas nas obras de Turner.
- Apresentar suas obras para a turma e explicar as técnicas utilizadas.