Aula sobre William Turner Aquarelista

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


William Turner foi um dos mais importantes artistas da história da arte ocidental. Ele é considerado um dos maiores aquarelistas de todos os tempos e suas obras são conhecidas por sua beleza e complexidade. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Turner, bem como aprender sobre a técnica da aquarela. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de trabalhar em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando a vida e obra de William Turner, mostrando algumas de suas obras mais famosas e explicando a técnica da aquarela.

  2. Etapa 2 - Estação por Rotações

    Estação 1 - Pesquisa sobre a vida e obra de Turner

    Os alunos serão divididos em grupos e terão acesso a materiais de pesquisa sobre a vida e obra de Turner. Eles deverão pesquisar sobre a biografia do artista, suas principais obras e a técnica da aquarela. Ao final, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

    Estação 2 - Análise de obras de Turner

    Os alunos serão convidados a analisar algumas obras de Turner, observando as cores, as formas e as técnicas utilizadas pelo artista. Eles deverão registrar suas observações em um caderno de anotações.

    Estação 3 - Criação de aquarelas

    Os alunos terão a oportunidade de colocar em prática a técnica da aquarela, criando suas próprias obras inspiradas nas obras de Turner. Forneça materiais como tintas, pincéis e papel.


  3. Etapa 3 - Socialização das obras

    Ao final da aula, os alunos apresentarão suas obras para a turma, explicando as técnicas utilizadas e as inspirações que tiveram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas sobre a vida e obra de Turner.
  • Habilidade na análise de obras de arte.
  • Criatividade e originalidade na criação de aquarelas.
  • Capacidade de socialização das obras criadas.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Turner e a técnica da aquarela.
  • Organizar as estações de trabalho e orientar os alunos durante as atividades.
  • Fornecer materiais e recursos para a realização das atividades.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre a vida e obra de Turner.
  • Analisar obras de arte e registrar suas observações em um caderno de anotações.
  • Criar aquarelas inspiradas nas obras de Turner.
  • Apresentar suas obras para a turma e explicar as técnicas utilizadas.