Aula sobre William Turner Aquarelista

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


William Turner é um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Ele nasceu em Londres, em 1775, e se destacou por suas pinturas que retratavam paisagens naturais, principalmente as marinhas. Suas obras são conhecidas por suas cores vibrantes e pela técnica de aquarela, que ele dominava como poucos. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Turner, além de desenvolverem a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos sobre a biografia de William Turner e algumas de suas obras mais conhecidas, como "O Grande Canal de Veneza".

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra de William Turner, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites especializados em arte. Oriente-os sobre como fazer uma pesquisa eficiente e como selecionar as informações mais relevantes.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os sobre como utilizar essa ferramenta de avaliação de forma eficiente.

  4. Etapa 4 - Análise de obras

    Os alunos deverão analisar algumas obras de William Turner, selecionadas pelo professor, utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão identificar as características da técnica de aquarela utilizada pelo artista e contextualizar suas obras no tempo e no espaço.

  5. Etapa 5 - Produção artística

    Os alunos deverão produzir uma pintura utilizando a técnica de aquarela, inspirada nas obras de William Turner. Forneça os materiais necessários e oriente-os sobre como utilizar a técnica de forma eficiente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar suas pinturas para a turma, explicando as técnicas utilizadas e as inspirações em William Turner. Oriente-os sobre como fazer uma apresentação clara e objetiva.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os sobre como utilizar essa ferramenta de avaliação de forma eficiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte e sua importância na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Utilização eficiente da técnica de aquarela.
  • Contextualização das obras de William Turner no tempo e no espaço.
  • Criatividade na produção artística.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Utilização eficiente do template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia de William Turner e suas obras mais conhecidas.
  • Orientar os alunos sobre como fazer uma pesquisa eficiente.
  • Fornecer os materiais necessários para a produção artística.
  • Selecionar as obras de William Turner que serão analisadas pelos alunos.
  • Orientar os alunos sobre como utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs de forma eficiente.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de William Turner.
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Analisar as obras de William Turner utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir uma pintura utilizando a técnica de aquarela, inspirada nas obras de William Turner.
  • Apresentar suas pinturas para a turma e avaliar a atividade utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.