Aula sobre William Turner Aquarelista
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
William Turner é um dos mais importantes aquarelistas da história da arte. Ele nasceu em Londres, em 1775, e se destacou por suas pinturas que retratavam paisagens naturais, principalmente as marinhas. Suas obras são conhecidas por suas cores vibrantes e pela técnica de aquarela, que ele dominava como poucos. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Turner, além de desenvolverem a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos sobre a biografia de William Turner e algumas de suas obras mais conhecidas, como "O Grande Canal de Veneza".Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra de William Turner, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites especializados em arte. Oriente-os sobre como fazer uma pesquisa eficiente e como selecionar as informações mais relevantes.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os sobre como utilizar essa ferramenta de avaliação de forma eficiente.Etapa 4 - Análise de obras
Os alunos deverão analisar algumas obras de William Turner, selecionadas pelo professor, utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão identificar as características da técnica de aquarela utilizada pelo artista e contextualizar suas obras no tempo e no espaço.Etapa 5 - Produção artística
Os alunos deverão produzir uma pintura utilizando a técnica de aquarela, inspirada nas obras de William Turner. Forneça os materiais necessários e oriente-os sobre como utilizar a técnica de forma eficiente.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar suas pinturas para a turma, explicando as técnicas utilizadas e as inspirações em William Turner. Oriente-os sobre como fazer uma apresentação clara e objetiva.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os sobre como utilizar essa ferramenta de avaliação de forma eficiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte e sua importância na sociedade.
Critérios de avaliação
- Utilização eficiente da técnica de aquarela.
- Contextualização das obras de William Turner no tempo e no espaço.
- Criatividade na produção artística.
- Clareza e objetividade na apresentação.
- Utilização eficiente do template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ações do professor
- Apresentar a biografia de William Turner e suas obras mais conhecidas.
- Orientar os alunos sobre como fazer uma pesquisa eficiente.
- Fornecer os materiais necessários para a produção artística.
- Selecionar as obras de William Turner que serão analisadas pelos alunos.
- Orientar os alunos sobre como utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs de forma eficiente.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de William Turner.
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Analisar as obras de William Turner utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Produzir uma pintura utilizando a técnica de aquarela, inspirada nas obras de William Turner.
- Apresentar suas pinturas para a turma e avaliar a atividade utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.