Aula sobre Xenofobia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A xenofobia é um tema bastante atual e presente em nosso cotidiano, que se refere ao medo ou aversão a pessoas de outras nacionalidades, culturas ou etnias. Esse tipo de comportamento pode levar à discriminação e ao preconceito, prejudicando a convivência em sociedade. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, onde deverão identificar um problema relacionado à xenofobia, gerar alternativas de solução e apresentar a melhor solução encontrada. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula apresentando o tema da xenofobia e explicando o que é e como se manifesta. Em seguida, faça uma breve contextualização histórica, mostrando como a xenofobia se manifestou em diferentes momentos da história.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos deverão ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deverá escolher um líder.Identificação do problema
Cada grupo deverá discutir e identificar um problema relacionado à xenofobia, que pode ser encontrado em notícias, reportagens ou casos reais. O líder do grupo deverá anotar o problema em um papel. Oriente os grupos e estimule a participação de todos.
Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos irão discutir e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. O líder do grupo deverá anotar todas as alternativas em um papel.Etapa 4 - Escolha da melhor solução
Cada grupo irá discutir e escolher a melhor solução para o problema identificado na etapa 3. O líder do grupo deverá anotar a solução escolhida e apresentá-la para a turma.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo, contendo o problema identificado, as alternativas de solução e a melhor solução escolhida. Os alunos irão explicar como chegaram à solução escolhida e como ela poderia ser aplicada na realidade.Etapa 6 - Discussão final
Faça uma discussão final com os alunos, abordando os principais pontos discutidos durante a aula e incentivando-os a refletir sobre a importância de combater a xenofobia e o preconceito.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história;
- Estimular a reflexão sobre a importância de combater a xenofobia e o preconceito;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas reais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula;
- Qualidade das alternativas de solução apresentadas pelos grupos;
- Qualidade da solução escolhida pelos grupos;
- Qualidade da apresentação dos diários de bordo;
- Reflexão dos alunos sobre a importância de combater a xenofobia e o preconceito.
Ações do professor
- Apresentar o tema da xenofobia e contextualizá-lo historicamente;
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as etapas do diário de bordo;
- Conduzir a discussão final e estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado à xenofobia;
- Gerar alternativas de solução para o problema identificado;
- Escolher a melhor solução para o problema identificado;
- Apresentar o diário de bordo, contendo o problema identificado, as alternativas de solução e a melhor solução escolhida;
- Refletir sobre a importância de combater a xenofobia e o preconceito.